SÃO PAULO. Primeira série nacional da Warner, “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis” é cercada de mistério. Na Nova York de 1920, o cientista Nikola Tesla aparece em meio a um experimento – e com uma chave enigmática – que permanecerá oculto por mais de 60 anos, até ser recuperado por outro cientista, Bartolomeu Boaventura, nos anos 80. Corta para os dias de hoje. Aliens querem dominar o mundo e, infiltrados na humanidade, ocupam cargos de liderança. Para tanto, contam com um exército de ninjas mercenários e seres humanos transformados em zumbis. Para salvar a Terra do fim do mundo, surgem três jovens predestinados a tal feito, Sput, Wes e Tina, que, com a ajuda de um manual, vão conseguir se defender de aliens, ninjas e zumbis.
Amigos unidos, Sput (Michel Joelsas) é o “crânio” do trio, ligado em astrofísica. Wes (Thalles Cabral) é hacker e adora games de zumbis. Já Tina (Daphne Bozaski) sabe lutar kung fu e é a esquentadinha da turma. Eles se juntam à força do bem para combater os vilões da história, comandados por Garcia (Branco Mello, da banda Titãs), o líder dos aliens na Terra. A missão de treinar os três amigos cabe ao amalucado Juarez (André Abujamra), que usa um açougue de fachada. “A gente queria que os três principais representassem coração, razão e emoção. O Sput é a emoção, o Wes, o coração e a Tina, a razão”, define o criador e diretor da série, André Moraes, em entrevista.
“Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis” traz um caldeirão de referências, incluindo games (como o sangue que jorra na tela), HQs, ficção científica, séries, além de icônicos filmes narrados a partir do ponto de vista de amigos, como “Conta Comigo” (“Stand By Me”), “Super 8”, “E.T”. e “Os Goonies”. São todos eles parte do universo que André Moraes gosta e cultua.
Esse misto de inspirações também compõe o figurino. Sput, por exemplo, veste camiseta com o emblema do Super-Homem, e Tina, uma jaqueta amarela que remete a “Kill Bill” e Freddie Mercury. Já a trilha sonora, assinada por André Moraes e Vivian Aguiar, traz uma sonoridade impregnada de anos 80. O uso de sintetizadores remete à trilha da série “Stranger Things”, da Netflix, outra que faz um mergulho em referências oitentistas.
Moraes explica que, quando “Stranger Things” foi lançada, sua “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis” já havia sido rodada e que, após assistir à série norte-americana, decidiu manter a trilha que tinha feito para seu seriado. Assim, nesse caso em específico, não houve uma inspiração, mas, sim, uma mera coincidência de autores que beberam na mesma fonte de referências. Impossível ainda não associar a caça aos zumbis na trama à série “Walking Dead” ou, indo mais além, ao cultuado filme “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), de George Romero. No primeiro episódio de “Manual”, Davi (André Bankoff), um matador de zumbis profissional, trabalha de terno e gravata numa empresa, mas mostra como localiza seus alvos preferenciais: no celular (talvez com a ajuda de um aplicativo?), como se caçasse Pokémons.
Curta-metragem. A série é uma espécie de desdobramento do curta-metragem “Manual Para se Defender de Alienígenas, Zumbis e Ninjas” (2008), escrita por Moraes e Adriano Nascimento. O elenco contava com os amigos, como Rodrigo Santoro, Lúcio Mauro Filho, Jair Oliveira e Carlos Alberto Riccelli. “A gente estava louco para fazer um curta sobre esse universo e resolvemos unir essas três raças”, lembra André Moraes. O curta rodou festivais e ganhou prêmios do público. A primeira temporada de “Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis”, com 13 episódios, reúne nomes como Jandira Martini e participações especiais de José Celso Martinez, Rita Lee, entre outros.
Serviço
Online. A série é exibida aos domingos, às 22h, no canal Warner, e todos os episódios são disponibilizados no YouTube (clique AQUI para conferir) da rede uma hora após a exibição na TV.