Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Bloomsday

Um encontro com Joyce

O Bloomsday é um estímulo à criatividade de quem possa se interessar pelo escritor naqueles pequenos contatos com sua obra

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
0
Reprodução do quarto de James Joyce foi uma das atividades realizadas em edições do Bloomsday BH
PUBLICADO EM 16/06/16 - 03h00

O Grupo Oficcina Multimédia (GOM) realiza a 26ª edição do Bloomsday hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil. A data celebra o dia internacional do escritor irlandês James Joyce. “Para gente, faz sentido lembrarmos o dia, porque reconhecemos em James Joyce características essenciais a todo artista, como a pesquisa, o estudo e a investigação”, comenta Ione de Medeiros, diretora do GOM.

A cada ano, o grupo pensa em um formato diferenciado para o evento. Nesta edição, fazendo valer o nome “Encontro com Joyce”, a proposta é oferecer ao público uma oportunidade de fruir as palavras do escritor. “É um encontro literário, sem palestra. Apenas um momento para ouvirmos fragmentos dos textos dele de diversas formas”, conta Ione. “Não queremos falar de Joyce apenas para uma elite intelectual que já o conhece. O Bloomsday é um estímulo à criatividade de quem possa se interessar pelo escritor naqueles pequenos contatos com sua obra”, enfatiza.

A programação do Bloomsday BH se inicia com exibição de vídeos inspirados em “Finnegans Wake” e “Ulisses”, dois importantes trabalhos do autor. Já o conto “Eveline”, do livro “Dublinenses”, outro clássico de Joyce, será apresentado por meio de uma leitura ilustrada. O texto será lido pelo ator Jonnatha Horta Fortes e será livremente ilustrado com imagens projetadas, criadas a partir de uma leitura sobre a obra. “É um texto que fala da paralisia na Irlanda que Joyce denunciava, mostrando como as pessoas não saiam do lugar e país vivia uma verdadeira acomodação”, explica.

Trechos de “Finnegans Wake”, a última obra de Joyce, também serão lidos por atores convidados. E o público também poderá participar do encontro com a leitura de textos curtos, que serão entregues na entrada do evento.

Agenda

O quê. Bloomsday BH 2016 – Encontro com Joyce 

Quando. Hoje, de 19 às 21h

Onde. Espaço Multiuso do CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) 

Quanto. Entrada gratuita

O que achou deste artigo?
Fechar

Bloomsday

Um encontro com Joyce
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter