Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Coletiva

Gravuras em suas diversas possibilidades

A mostra “Itinerário de uma Aposta Coletiva” apresenta cerca de cem trabalhos de integrantes do coletivo Casagravada

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
dfdfdf
Processos de feitura das criações também são representados na mostra
PUBLICADO EM 26/05/17 - 03h00

Um pouco do cotidiano vivido pelos artistas que integram a Casagravada, ateliê e escola de gravura, localizada em Belo Horizonte, está refletido na mostra “Itinerário de uma Aposta Coletiva”, em cartaz na Galeria de Arte BDMG Cultural. A montagem reúne criações de Carolina Mazzini, Alessandro Lima, Ana Feria, Ana Kossoski, Betho Freitas, Eduardo Rosa, Gizelle Cândido, Luiza Pacheco, Jaider Laerdson, Rafael Casamenor e Tales Bedeschi. Eles compõem a equipe atual que encontra naquele espaço um ambiente para dar continuidade à prática e à pesquisa em gravura.

“A exposição enfatiza esse caráter de uma construção coletiva que vem se estabelecendo nos últimos três anos. E a ideia foi transpor para a galeria, além da gravura enquanto produto, um pouco do que é um ateliê coletivo”, observa Casamenor, idealizador da Casagravada.
A mostra apresenta trabalhos inéditos de cada um dos participantes e outros mais antigos, que estão dispostos numa espécie de mosaico. No total, estão contempladas cerca de cem peças. Entre essas, há uma xilogravura feita com a contribuição de todos os integrantes do coletivo. De acordo com Casamenor, a composição foi feita a partir de uma fotografia produzida na rua Sapucaí, no bairro Floresta.

“Nós tratamos essa imagem para aumentar o contraste e depois a repartimos em nove painéis. Cada um dos artistas entalhou um desses fragmentos com total liberdade e, inclusive, sem saber como o colega estava lidando com outra parte da imagem”, relata ele.

Apesar da autonomia nos processos, o resultado manteve a coerência que dá sentido à foto. “A gente consegue perceber a maneira como cada um dos artistas trabalha individualmente, mas sem impactar a qualidade da imagem”, garante Casamenor.

Serviço. Mostra “Itinerário de uma Aposta Coletiva”, na Galeria de Arte BDMG Cultural. Visitação até 21/6, diariamente, das 10h às 18h; 5ª, das 10h às 21h. Entrada gratuita.

O que achou deste artigo?
Fechar

Coletiva

Gravuras em suas diversas possibilidades
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter