Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ele está de volta

"Guerra e Paz, de Portinari" marca abertura do Cine Theatro Brasil Vallourec

Além da exposição, um espetáculo cênico musical contará com a participação de Milton Nascimento, Hamilton de Holanda, Cobra Coral, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Ana Botafogo, Alex Neoral e coral Voz e Companhia

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
Cine Brasil
Pinturas nas laterais do teatro, antes cobertas por tinta, foram restauradas
PUBLICADO EM 07/10/13 - 12h47

Nesta terça-feira, dia 8/10, às 20h30, o Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça Sete, em Belo Horizonte, reabre suas portas com a exposição “Guerra e Paz, de Portinari”. Para marcar a inauguração do novo espaço cultural da cidade e a abertura da mostra de uma obra-prima das artes visuais brasileira, após a cerimônia oficial, será apresentado um espetáculo cênico-musical inédito, com concepção do Projeto Portinari e direção artística de Pedro Paulo Cava. O evento é apenas para convidados.
No palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, Milton Nascimento e Hamilton de Holanda fazem uma homenagem a Candido Portinari, com composições inspiradas nos painéis “Guerra” e “Paz”. Ana Botafogo e Alex Neoral dançam a coreografia “O Pintor” e dão vida à dor da “Pietá”, um dos personagens do painel “Guerra”. A composição foi feita pelo americano David Parsons especialmente para os painéis.

Entre as atrações da noite também estarão o coral Voz e Companhia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – sob a regência do Maestro Roberto Tibiriçá –  e o Grupo Cobra Coral. No telão, vídeos históricos contam a trajetória de Portinari na concepção de “Guerra” e “Paz”, incluindo um trecho de discurso do ex-presidente Juscelino Kubistchek e um poema do mineiro Carlos Drummond de Andrade. O espetáculo termina com a revelação dos painéis, obras-primas do pintor brasileiro.

A exposição

A exposição “Guerra e Paz, de Portinari” estará aberta para visitação de 9 de outubro à 24 de novembro, com entrada franca. O acesso será feito por meio de sessões, de hora em hora, com capacidade para 400 pessoas, cada, de 10h às 19h, de terça a domingo. A entrada será por ordem de chegada, sem a retirada prévia de senha. Antes de apreciar a beleza dos monumentais painéis, o público assistirá a um vídeo de 10 minutos sobre a história e o processo criativo de Portinari. Após a passagem pela capital mineira, os painéis serão expostos em Paris, no Grand Palais, antes de serem devolvidos à ONU, em junho de 2014.

Serviço
Abertura da exposição “Guerra e Paz, de Portinari” e inauguração do Cine Theatro Brasil Vallourec
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec (Pça Sete de Setembro, Centro, Belo Horizonte)
Data: 8 de outubro, terça-feira
Horário: 20h30

Exposição “GUERRA E PAZ, de Portinari”
Data: 9 de outubro a 24 de novembro
De terça a domingo. Sessões a cada hora, entre 10h e 19h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec (Pça Sete de Setembro, Centro, Belo Horizonte)
Informações: (31) 3201-5211
Entrada Franca
Classificação etária: Livre

O que achou deste artigo?
Fechar

Ele está de volta

"Guerra e Paz, de Portinari" marca abertura do Cine Theatro Brasil Vallourec
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter