Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), divulgada nesta quinta-feira (2/5), aponta que 79% dos entrevistados têm intenção de presentear no Dia das Mães e, para isso, vão optar por pagamento à vista e presentear com roupas, investindo R$ 176,11 por produto. Valor é 14,5% maior que do último ano. A maioria dos belo-horizontinos (84,8%) pretende celebrar a data em uma reunião em família. “O Dia das Mães é uma data carregada de muito afeto e as pessoas fazem questão de presentear as mães, as esposas e as sogras. Em termos de varejo, é a principal data comemorativa do primeiro semestre e é um aquecimento para o segundo”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A maior parte dos consumidores (67,7%) afirma que irá realizar as compras na semana que antecede o Dia das Mães e as lojas de rua serão o principal local para ir em busca dos presentes. A internet (23,4%) e os shoppings (22,8%) também foram citados pelos entrevistados. Outros locais mencionados foram feira livre (2,5%), pequenos comerciantes autônomos (1,9%), floricultura (1,3%), comércio essencial como mercado (0,6%). Os principais presentes ofertados pelos belo-horizontinos serão roupas (28,5%), cosméticos (24,1%), calçados (16,5%), acessórios (12,7%), itens de floricultura (6,3%), eletrodomésticos (4,4%), livros (3,2%) e guloseimas (3,2%).
De acordo com a pesquisa, os fatores que determinam a escolha dos presentes são o desejo da pessoa a ser presenteada (51,3%), necessidade do homenageado (28,5%), qualidade do produto (10,1%), desconto e/ou preço do produto (8,9%), recomendação de amigos (0,6%) e facilidade de compra e entrega (0,6%). A intenção dos consumidores é comprar, em média, um presente. Para isso, eles projetam um investimento de R$ 176,11. Esse valor indica uma alta de 14,5% em relação ao ano passado, quando o tíquete foi de R$ 153,81. Confira algumas apurações da pesquisa do CDL/BH.
● Reunião com a família em casa de parentes: 32,4%
● Ida ao restaurante: 13,2%
● Viagem: 1,5%
● Café da manhã especial: 0,7%
● Ainda não planejou: 0.7%