Ainda faltam alguns meses para o Natal, mas o comércio de Belo Horizonte e da região metropolitana já está entrando no clima da festa: há lojas decoradas e prontas para receber os consumidores que desejam antecipar as compras de árvores e enfeites.
A expectativa dos comerciantes é que as vendas deste ano sejam melhores do que em 2018.
Na Encantare, em Nova Lima, na região metropolitana, a exposição e a venda de artigos de decoração natalina começaram no início do mês.
“Quanto mais cedo a mercadoria vai para a vitrine, mais rápido é o giro. É bom para a loja e para o cliente, que tem mais tempo para comprar”, afirma a proprietária, Rubia Gonçalves.
Segundo ela, neste ano, a novidade da ornamentação é o tom rosé. “Natal é sempre bom. Eu espero que as vendas sejam 10% melhores do que em 2018”, diz Rubia.
Nas lojas da Casa Maia, na região Centro-Sul da capital, a decoração de Natal deve ser inaugurada no dia 15 de outubro – e, neste ano, com mais brilho, de acordo com a proprietária, Cristina Chiari.
Ela aumentou o quadro de funcionários em 20% para a temporada. “Sempre que a gente lança a decoração, as pessoas se assustam e lembram que o Natal já está chegando”, brinca Cristina.
Conforme o economista-chefe da Fecomércio MG Guilherme Almeida, a previsão é de resultados melhores no comércio da capital no Natal deste ano.
“Apesar da recuperação econômica bastante lenta, indicadores de consumo já apresentam patamares mais favoráveis. A inflação está mais controlada, o volume de crédito tem aumentado de forma a sustentar maior volume de vendas, e o próprio desemprego, apesar de responder de forma lenta, vem caindo”, afirma Almeida.
A Academia Nova Safra Food Service também entrou no clima de Natal, com aulas de produção de panetones e chocotones.
“O curso é direcionado a profissionais da panificação, mas há um volume muito grande de autônomos e desempregados que trabalham com panetones no período para ter uma renda”, diz a diretora Margareth Brandi.
Os cursos são realizados na Ceasa, em Contagem, na região metropolitana.