GASTRONOMIA

Tiradentes recebe festival celebra a tradição do churrasco

Terceira edição do Caminhos de Fogo reuniu 27 chefs de várias regiões do país

Por Renato Lombardi
Publicado em 05 de maio de 2024 | 10:37
 
 
 
normal

A cidade histórica de Tiradentes recebeu, nesse sábado (4), a terceira edição do Caminhos de Fogo, festival de churrasco que exalta a tradição gastronômica ao redor da brasa. Foram oito horas de evento, que reuniu 27 chefs de renome nacional, além de atrações musicais.

O gaúcho Marcos Livi fez sua estreia no Caminhos de Fogo neste ano. O chef, que está à frente de casas como Parador Hampel, em São Chico (RS), preparou costelas bovinas para o público do festival mineiro. 

“Eu fico muito feliz de estar no Caminhos de Fogo, de estar em Tiradentes”, comentou Vili. “Fazer costela gaúcha parece que tem uma relação única. Com o ‘A ferro e fogo', que é o nosso projeto de fogo lá da Serra Gaúcha, lá de São Chico, eu crio coleções de fogo todos os anos. O carrossel, que é o que a gente trouxe, é a nossa coleção de 2019, não é atual”, disse ele, referindo-se a grande estrutura metálica, uma espécie de varal, com as peças de costelas assando na brasa. 

“No carrossel eu já cozinhei de tudo, mas ainda não tinha feito costelão 12 horas nele. É inédito. Isso é uma característica nossa. A gente vai aos eventos para fazer coisas únicas, e vir a Tiradentes, participar do Caminhos de Fogo e não fazer algo único, não teria valido a pena”, afirmou o chef gaúcho.

Já a chef Priscila Deus - que ganhou o título de Assadora do Ano 2023 do programa Prazeres da Mesa - celebrou sua segunda participação consecutiva no Caminhos de Fogo. “Eu fico imensamente feliz por estar aqui. Eu fui convidada no ano passado pela primeira vez e trouxe e um varal só de vegetais com molho thai, foi um sucesso. Então, o desafio era maior neste ano”, disse a chef, conhecida pelo prato Cordeiro de Deus. “Então, eu fiz um mix de especiarias indianas dessa vez, um curry um pouco mais acentuada até o indiano (para acompanhar o cordeiro)”, explicou Priscila. 

A terceira edição do Caminhos de Fogo também contou com os chefs Jimmy Ogro, Marcelo Bolinha, Felipe Rameh, Helvecio Maciel, Mário Portella, Júlia Carvalho, Tadeu do Rango, Bruno Salomão, Paula Labaki, Panhoca, Rodrigo Tenente, Marcos Levi, Ligia Karazawa, Fih Fernandes, Santi Roig, Rafael Soares, Flavio Xapuri, Adriano Geleia, Carol Armenio, Marina Lopes, Tallita Machado, Adriano Pedro, Rodolfo Mayer, Cristovão Laruça, Rafael Pires e Thiago Bitelo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!