MOSTRA

Indígenas Maxakali representam Minas em exposição em Barcelona

Mostra "Cartografias Indígenas" ocorrerá na Casa Amèrica Catalunya, na cidade espanhola

Por Laura Maria
Publicado em 07 de maio de 2024 | 17:31
 
 
 
normal

Os indígenas Tikmũ’ũn, também conhecidos como Maxakali, por meio do projeto Hãmhi, representarão Minas Gerais em uma exposição artística em Barcelona, que ocorrerá a partir do dia 13 de novembro. Trata-se da exposição "Cartografias Indígenas", que ocorrerá na Casa Amèrica Catalunya, na cidade espanhola.


No projeto, estarão expostos mapas e cartas georreferenciadas, elaborados pelos povos indígenas do Acre e pelos Tikmũ’ũn, de Minas Gerais. O objetivo é mostrar como a cartografia vêm sendo manejada como instrumento de defesa de seus territórios e gestão ambiental, mesmo que, historicamente, ela tenha sido utilizada contra os povos originários.


As obras foram produzidas em uma das ações de formação dos agentes agroflorestais Tikmũ’ũn, realizada pelo Projeto Hãmhi | Terra Viva. Durante a ação, os agentes fazem o plantio de quintais agroflorestais, organizam mutirões de plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e de matas ciliares e participam de ações de educação ambiental e prevenção aos incêndios florestais.


O povo Maxakali 


Com uma população com cerca de 2.850 pessoas, os Tikmũ’ũn têm aldeias nas cidades Teófilo Otoni, Ladainha, Santa Helena de Minas e Bertópolis. A região onde vivem foi constantemente desmatada ao longo de dois séculos, com objetivo de extermínio desse povo. Atualmente, os Tikmũ’ũn têm se especializado para reflorestar os territórios que estão localizados nas regiões Vale do Mucuri e Jequitinhonha.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!