Literatura

Primeira edição da Flipetrópolis celebra arte, literatura, liberdade e educação

Festival literário, que acontece de 1º a 5 de maio, vai homenagear as autoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo

Por O Tempo Entretenimento
Publicado em 29 de abril de 2024 | 10:53
 
 
 
normal

Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio, é conhecida como a "cidade imperial", por ter sido residência de verão da família real brasileira em um palácio que, hoje, é a sede do Museu Imperial. É na cidade também onde estão enterrados Dom Pedro II, a imperatriz Teresa Cristina e a princesa Isabel. Mas, a partir desta quarta (1º), feriado do Dia do Trabalho, o charmoso município que fica incrustado entre as montanhas vai virar, temporariamente, a terra da literatura.

Isso porque até o próximo domingo (5) vai ser realizada a primeira edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis). A programação acontece em um dos principais cartões-postais da cidade, o Palácio de Cristal. Inaugurado em 1884, o espaço foi inicialmente construído para abrigar exposições agrícolas, mas abriga hoje exposições e eventos.

A edição de estreia do festival traz o tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação” e vai homenagear as autoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo - que, recentemente, tomou posse na Academia Mineira de Letras (AML) -  e tem como patrono Juliano Moreira (1873-1933). Baiano de Salvador, o médico psiquiatra negro é considerado o fundador da disciplina psiquiátrica e da psicanálise no Brasil pelos avanços por ele promovidos. Moreira foi o primeiro professor universitário brasileiro a citar e incorporar a teoria psicanalítica no ensino da medicina.

 

O evento contará com a presença de mais de 60 escritores petropolitanos, nacionais e internacionais como Carla Madeira, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Junior, Jamil Chade, Jeferson Tenório, Leonardo Boff, Andrea Pachá, Lívia Sant'Anna Vaz, Bruna Lombardi, ministra Cármen Lúcia, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz, Fernanda Takai e Paula Pimenta.

Além de lançamentos, rodas de conversas e bate-papo com o público, a agenda da Flipetrópolis terá prêmio de redação, exposições, como uma mostra inédita de Candido Portinari para crianças, livraria, gastronomia e atividades musicais como o 2º Festival Literário de Viola Caipira. A programação  completa pode ser acessada no site oficial: flipetropolis.com.br/programacao-2024/. A entrada é gratuita.

“Preparamos uma programação plural, que alcança várias vertentes da arte e da literatura, para todos os públicos e idades. Todas as atrações dão gratuitas e com acessibilidade para que todos possam aproveitar ao máximo as experiências proporcionadas pelo Festival”, destacou, no material de divulgação, o jornalista mineiro Afonso Borges, presidente do Flipetrópolis, e que também é responsável pela organização dos Festivais Literários Internacionais de Araxá (Fliaraxá), de Paracatu (Fliparacatu) e de Itabira (Flitabira). 

O Flipetrópolis é patrocinado pelo Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis. A curadoria é realizada em colaboração com os escritores Sérgio Abranches, Tom Farias, Leandro Garcia e Gustavo Grandinetti. 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!