Rio de Janeiro. Os materiais de atrito destinados ao uso em freios de veículos rodoviários terão que seguir requisitos mínimos de segurança para a fabricação, importação e venda. O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) publicou uma regulamentação para esses materiais, que passam a ser certificados pelo instituto.
A motivação do Inmetro foi o potencial de acidentes das peças de má qualidade à venda no mercado, explica, em nota o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo: “O objetivo da certificação compulsória é fazer com que as peças produzidas, para abastecer o mercado de carros nacionais e de importados, atendam a requisitos mínimos de segurança, coibindo a comercialização de peças de baixo custo com qualidade e segurança duvidosas”.
O regulamento, explica Lobo, se aplica a materiais de atrito utilizados em conjuntos de pastilhas de freio a disco e materiais de atrito utilizados em conjuntos de lonas de freio a tambor, para veículos rodoviários automotores.
Fabricantes terão 12 meses para adequar a produção à norma e mais seis meses para suspender a comercialização de produtos que não estejam em conformidade com a nova regra. Os comerciantes, por sua vez, terão 36 meses para adequar seus estoques.