O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Chefs ensinam receitas com ingredientes-amuleto, como romã e lentilha

O melhor mesmo é aliar as delícias da gastronomia aos supostos poderes mágicos de alguns ingredientes

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
asd
Para adocicar. Nutricionista Pâmela Sarkis usa romã na salada para que ela fique com “toque adocicado”
PUBLICADO EM 31/12/17 - 03h00

Comer alimentos que trazem sorte para o ano que se aproxima ou ignorá-los na ceia de réveillon. Na dúvida, o melhor mesmo é aliar as delícias da gastronomia aos supostos poderes mágicos de alguns ingredientes que, reza a tradição, atraem prosperidade. É claro que o menu da ceia do fim de ano pode ter variações, mas é bom que as tradicionais lentilhas e romãs tenham espaço à mesa.

A lentilha, por exemplo, tem seu formato arredondado associado ao das moedas. Comer a leguminosa, portanto, significaria dinheiro no bolso nos próximos 365 dias. A tradição recomenda que se coma uma colherada, contendo ao menos 12 sementes (uma para cada mês), mas nada impede que ela seja aproveitada em receitas como no hambúrguer ou no arroz.

Budista, o chef Sinval do Espírito Santo fala sobre o significado dos alimentos. “Nós oferecemos o arroz em todas as nossas orações porque ele é símbolo da prosperidade. O damasco, da cozinha árabe, representa fartura, e o porco é um alimento que se usa muito nessa época do ano”, afirma.

Já Luiz Moreira, chef do Nimbos Bar, fez da lentilha o principal ingrediente de uma receita vegana. “O hambúrguer de lentilha foi o que deu melhor sabor e textura. Ela deve ser cozida al dente e depois processada”, sugere.

Comer nozes não significa exatamente ter sempre dinheiro na carteira, mas o fruto é sinônimo de prosperidade. “Elas trazem boas vibrações”, comenta Luisa Vilarinho, chef da Santa Amália, que ensina uma receita de conchiglioni com nozes e espinafre.

Frutas da sorte. Romã e uva são duas frutas que precisam marcar presença na ceia de réveillon de quem não abre mão de uma boa superstição. A primeira sugere riqueza, já que sustenta uma coroa no alto de sua casca. Há, aliás, várias simpatias que envolvem a romã, como segurar três sementes nas mãos enquanto se faz um pedido ou guardar grãos da fruta na carteira para atrair dinheiro.

A nutricionista Pâmela Sarkis, que prepara uma salada com romã, ainda lembra de outra simpatia. “No Dia de Reis (6 de janeiro), pode-se jogar alguns grãos para trás para trazer dinheiro”, conta Pâmela.

Além dessa dica, ela recomenda o consumo da romã pelo fato de a fruta ter ação antioxidante. “Usei a romã para dar um toque doce à receita, em vez de usar um molho doce”, diz.

A uva também é cercada de rituais semelhantes aos da romã. A tradição recomenda que comam-se 12 delas assim que o relógio marcar meia-noite. Há quem diga, inclusive, que o sabor da fruta mastigada indica como serão os meses do ano. Se a quarta fruta estiver muito azeda, por exemplo, é sinal de que abril não será o melhor mês do ano.

À frente do Buffet Célia Soutto Mayor, Patrícia Soutto Mayor dá a dica para incrementar a uva. “Basta empaná-la com queijo de cabra e passá-la em um filete de cebolete”, ensina, destacando que a combinação entre a fruta e o queijo é certeira. “Como o queijo é forte, o sabor da uva o suaviza”, garante. O ideal é que o prato seja utilizado como entrada da ceia.

Seguir em frente. Para que 2018 seja um ano de progresso, é recomendável comer algum tipo de carne de porco, já que o animal fuça sempre para frente. Logo, a tendência é que a vida tome o mesmo rumo. Pelo menos, para Ana Motta, da Salumeria Central, a dica é válida. A panturrilha de porco é o prato mais pedido da casa. “Com certeza, a gente acredita (na superstição), o prato é nosso pop star”, orgulha-se.

O cordeiro é outro animal que traz sorte para a chegada do novo ano. No cristianismo, ele simboliza a pureza, e consumi-lo significa purificação e renovação das energias. Chef do Paradiso, Marcelo Souza ensina a receita do carré de cordeiro, que acompanha um risoto de cogumelos, para começar o ano com o pé direito.

Se puder evitar, não coma galinha: como o animal cisca, pode ser que o ano também seja de retrocesso nas conquistas.

Serviço

Buffet Célia Soutto Mayor. Rua Marabá, 122, Santo Antônio, (31) 3526-3100

Nimbos Bar. Rua Alagoas, 608, Savassi

Paradiso. Rua Leopoldina, 347, Santo Antônio, (31) 3318-6813

Salumeria Central. Rua Sapucaí, 527, Floresta, (31) 2552-0154

FOTO: Uarlen Valerio
dd

Hambúrguer de lentilha, do Nimbos Bar

Ingredientes:

400 g de lentilha cozida al dente

100 g de triguilho hidratado

500 g de cebola caramelizada

100 mL de suco de limão

1/2 beterraba

Salsinha, cominho e sal a gosto

Modo de preparo:

Processe ou bata os ingredientes no liquidificador e armazene na geladeira por uma hora. Depois disso, o hambúrguer pode ser empanado em farinha de pão e frito ou assado

FOTO: Leandro Aragão/divulgação
s

Panturrilha de porco, da Salumeria Central

Ingredientes:

1 panturrilha de porco

1 dente de alho

2 cenouras

2 cebolas

20 g de sálvia fresca

2 galhos de alecrim

2 talos de salsão

1 folhas de louro

500 mL de vinho branco seco

Sal grosso

100 g de batata baby

Modo de preparo:

Faça furos na panturrilha e introduza o alho e a sálvia. Coloque-a em um recipiente com vinho, salsão, louro, alecrim, cenoura e cebola. Deixe-a marinar de um dia para o outro. Leve-a ao forno por cinco horas. Em seguida, sele a panturrilha em um fio de azeite. Reserve. Cozinhe a batata com alecrim, alho e sal. Grelhe a cenoura, a cebola e o salsão. Monte o prato com os ingredientes.

FOTO: Santa Amalia/divulgação
f

Conchiglioni com nozes, da Santa Amália

Ingredientes:

1 pacote de conchiglioni

2 maços de espinafre ferventados

1 ricota esmagada

Nozes trituradas

Molho bechamel

Queijo parmesão

Modo de preparo:

Cozinhe a massa al dente. Pique o espinafre. Reserve. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota e as nozes. Recheie cada massa por vez com uma colher. Coloque o molho. Coloque o queijo ralado. Sirva em seguida.

FOTO: Laura Rocha/divulgação
d

Carré de cordeiro, do Paradiso

Ingredientes:

200 g de carré de cordeiro temperado com sal e pimenta-do-reino

100 g de arroz arbóreo

20 mL de vinho branco

15 g de manteiga

500 mL de caldo de legumes

5 g de cebola

15 g de shimeji, shitake e champignon

Manteiga de trufas

100 mL de vinho tinto

50 mL de roti de cordeiro

15 mL de aceto balsâmico

15 g de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Refogue o arroz com 5 g de manteiga e acrescente os cogumelos e a cebola. Coloque o vinho e mexa. Acrescente 400 mL do caldo de legumes e mexa até secar. Reserve. Em uma panela, coloque o vinho e acrescente o açúcar e o aceto balsâmico. Reduza pela metade. Coloque o roti e cheque o tempero. Para finalizar, grelhe o cordeiro em uma panela quente. Reserve. Finalize o risoto com o restante do caldo e da manteiga. Acrescente o queijo e a manteiga de trufas e tempere com sal e pimenta-do-reino

FOTO: Douglas Magno
d

Uva empanada, por Buffet Célia Soutto Mayor

Ingredientes:

1,5 kg de uvas thompson

30 g de rapas de limão e ervas finas

0,5 mL de cebola picada

450 g de queijo de cabra

220 mL de creme de leite

100 palitos para sanduíche

Modo de preparo:

Misture o queijo, o creme de leite, as raspas de limão e as ervas finas até ficar homogêneo. Empane as uvas com essa mistura e passe-as no cebolete picado. Espete-as com palitos.

FOTO: Douglas Magno
f

Arroz da sorte, do chef Sinval do Espírito Santo

Ingredientes:

250 g de arroz

1,5 L de caldo de legumes

150 g de lentilha

200 g de linguiça artesanal

Damasco a gosto

Sal e azeite

Modo de preparo:

Frite a linguiça. Mexa até que fique crocante. Refogue o arroz. Acrescente parte do caldo. Deixe cozinhar até que o caldo seque. Adicione as lentilhas e cubra com mais caldo. Quando o caldo secar, acrescente o damasco. Finalize com o crisp de linguiça e sirva quente.

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Chefs ensinam receitas com ingredientes-amuleto, como romã e lentilha
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter