Atenção, ‘butequeiros’ e ‘butequeiras’, que adoram se deliciar com cerveja gelada e petiscos de dar água na boca. Falta pouco mais de um mês para o início do maior concurso gastronômico do Brasil: o Comida di Buteco. A 19ª edição do evento acontecerá de 13 de abril a 13 de maio e vai eleger o melhor ‘buteco’ de cada uma das 21 cidades participantes pelo país. Belo Horizonte é um dos centros que têm presença garantida na competição.
Como de costume, quem ajuda a escolher os campeões é o próprio público que visita os bares, por meio de cédulas de votação, além de um corpo de jurados especial. Outra boa notícia é que o preço das iguarias irá se manter no preço máximo de R$ 25,90 e será unificado em todo o país. O tema dos pratos será livre.
Para Maria Eulália Araújo, uma das fundadoras do concurso, “a opção de deixar que os próprios participantes escolham qual tira-gosto desejam preparar exige mais criatividade”.
Ainda de acordo com ela, a expectativa é de que esta edição supere a do ano passado. “O concurso intensifica os movimentos nas ruas e é um estímulo para as pessoas saírem de casa, se divertirem. As perspectivas, agora, são ainda maiores com a melhora da economia. Notamos um ânimo maior por parte dos donos dos ‘butecos’; todos começam a respirar com um pouco mais de alívio. Esperamos ter um movimento melhor do que em 2017”, ressalta.
Segunda etapa. Depois de saber quem serão os campeões regionais, uma comissão de jurados visitará, no mês de junho, todos os vencedores para avaliar a performance nas categorias petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene.
Cada estabelecimento ganhador receberá a visita de três jurados (um da sua cidade e outros dois de outras localidades). Após isso, já no mês de julho, será anunciado o melhor ‘buteco’ do Brasil.
Dimensão. O Comida di Buteco é o primeiro concurso do gênero e foi lançado no ano 2000 em Belo Horizonte. Ao longo do tempo, a disputa tem ganhado mais projeção.
Em 2016, o evento passou a escolher o melhor ‘buteco’ do Brasil. Em 2017, a competição recebeu mais de 5 milhões de pessoas nos locais participantes. Ao todo, foram 520 mil votos, 6.000 empregos gerados, R$ 140 milhões em negócios na cadeia de valor e 490 mil petiscos vendidos.