O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Benefícios

Erva-mate para muito além do chá da tarde

A planta de gosto amargo cai muito bem em drinks ou pratos que levam carne; o consumo dela pura também pode fazer bem à saúde, como na redução do colesterol ruim

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
1
Na carne. O molho Roti pode ser acompanhado de filé ou carne de porco
PUBLICADO EM 30/04/17 - 03h00

Em “Ilex Paraguariensis” – música que leva o nome científico da erva-mate – Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii, faz referências à planta, usada no preparo do chimarrão. Na canção, o músico do Rio Grande do Sul, Estado onde a bebida tem aceitação quase unânime, usa o chá amargo como combustível para viver o dia com leveza. Seguem essa rotina, aliás, vários brasileiros do Sul do Brasil, que compartilham o costume com os habitantes de países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

Apesar de ser tipicamente usado em chás, como o tereré – bebida gelada tradicionalmente paraguaia –, o mate também pode ser empregado no preparo de pratos com diferentes combinações. É o que garantem os chefs entrevistados pelo TEMPO LIVRE, que ensinam aqui receitas inusitadas com a erva de gosto amargo.

Professor de gastronomia da Estácio de Belo Horizonte, o chef Danilo Simões utiliza a erva como tempero no preparo do filé marinado com chá mate. “O chá não deixa de ser uma erva, e usam-se muitas hortaliças no tempero de cozinha. É um sabor diferenciado”, comenta.

O chef explica que o uso da erva-mate faz com que a apresentação da carne fique mais escura. “A textura do filé, que pode ser de boi, de frango ou de porco, fica bem mais interessante”, afirma Simões, garantindo que o sabor amargo não aparece. “Apesar de o mate ser amargo, a carne em si não fica com esse gosto, porque misturo sal e pimenta à receita”, detalha.

Simões diz ainda que as bebidas ideais para acompanhar o prato são vinho tinto ou mate gelado. “E o filé pode ser servido com legumes”, conta.

Molho. A chef Janaína Barrozo também viu no mate oportunidade para experimentar. Ela criou o Roti de Mate, molho que, além da erva, leva tutano de boi e vinho tinto. “Ele é ideal para ser servido acompanhando uma carne grelhada”, comenta ela.

Janaína diz ainda que criou o molho a partir da influência de amigos gaúchos, que sempre incentivaram-na a preparar algo parecido. “O amargo do mate também corta a gordura da carne, que pode ser de boi ou de cordeiro”, diz. E completa: “Eu mesma não gosto de chá, mas essa receita de molho deu muito certo. O ideal é comer a carne com o molho, acompanhada de uma cerveja mais forte ou de um vinho tinto”, acrescenta.

Para se refrescar.  O chef Marcelo Aragão criou uma receita com mate, o Fizze Tea, para os dias de calor. A bebida está disponível no cardápio da NM Drinks, empresa que prepara coquetéis para eventos. De acordo com Aragão, especialista em drinks alcoólicos, foi uma demanda crescente do público que fez com que ele preparasse a bebida. “As pessoas queriam coquetéis sem álcool. Para fugir da obviedade das frutas maceradas, decidi fazer algo que levasse mate”, diz.

Além do mate, o drink contém folhas de hortelã e água com gás, o que garante a refrescância do preparado, segundo Aragão. “A bebida é feita a partir da ideia do mojito, que já é muito refrescante”, diz. Aragão explica que o xarope de framboesa pode ser substituído pelo de maçã verde ou de amora.

Benefícios. Para além da utilização do mate associado com outros alimentos, o consumo dele puro pode trazer muitos benefícios à saúde. De acordo com a nutricionista Silvia Ferolla, a inserção do chá-mate à dieta pode diminuir a quantidade do colesterol ruim no sangue e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. “Ele também ajuda na digestão e é termogênico, ou seja, contribui para a perda de peso”, diz.

Ela conta, porém, que é importante consumi-lo puro, sem adição de açúcar.

Serviço

NM Drinks - Avenida Raja Gabáglia, 2.671, São Bento, (31) 3293-8787
Chef Danilo Simões (disponível para eventos) - danilo.coelho@estacio.br
Chef Janaína Barrozo (disponível para eventos) - (31) 99153-4045

O que achou deste artigo?
Fechar

Benefícios

Erva-mate para muito além do chá da tarde
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter