Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Às vésperas de depoimento na Câmara, Roseli Pimentel renuncia à prefeitura

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Fri May 25 03:00:02 GMT-03:00 2018

Às vésperas de depoimento na Câmara, Roseli Pimentel renuncia à prefeitura

A prefeita cassada de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, Roseli Ferreira Pimentel (PSB), renunciou ao mandato no fim da tarde de quinta-feira (24). O ato aconteceu um dia antes de ela ser ouvida pela Comissão Processante do Impeachment na Câmara Municipal da cidade.

Roseli Pimentel é acusada do assassinato do jornalista Maurício Campos Rosa e havia cinco processos de cassações de seu mandato na Justiça Eleitoral, em primeira instância. Ela recorreu e aguardava recurso em Brasília. Com a renúncia, que é um pedido irretratável e não precisa ser aceito pela Câmara, essas ações perdem o objeto e devem ser extintas.

Em novembro de 2017, o professor de direito constitucional Abraão Gracco entrou com pedido de impeachment junto à Câmara Municipal alegando que a então prefeita teria perseguido guardas municipais durante sua gestão. Isso teria ocasionado prejuízos aos cofres públicos e à segurança da população. O pedido foi aceito pela maioria dos vereadores.

Em contato com a reportagem, Gracco disse que o ato de Roseli foi “heroico”, uma vez que a cidade está “sangrando e abandonada”. Ele disse também que, com a renúncia, Roseli não perderá os direitos políticos, podendo, inclusive, concorrer nas próximas eleições.

Gracco ressaltou ao Aparte que o pedido de impeachment feito por ele não tem relação com a acusação criminal atribuída à ex-prefeita no caso do jornalista Maurício Campos Rosa.

O pedido de renúncia de Roseli foi protocolado às 16h38 de quinta-feira na Câmara Municipal. No texto, a ex-prefeita diz que está submetida “há mais de 250 dias ao cumprimento de prisão preventiva, posteriormente convertida em prisão domiciliar”.

Além de citar a manutenção da prisão e o afastamento do cargo público determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Roseli se defende das acusações que lhe são atribuídas.

“Reafirmo a minha mais absoluta inocência, pois não pratiquei os crimes que me são atribuídos. Contudo, não tenho mais condições de lutar, ao mesmo tempo, pelo reconhecimento de minha inocência e pela preservação do honroso mandato que me foi dado pelos eleitores luzienses”, justifica a ex-prefeita.

Roseli continua o texto dizendo que provará sua inocência e que concentrará todas as suas forças nessa missão, que considera a “única forma aceitável para retribuir a confiança depositada a ela nas urnas”.

Por fim, ela assinou o comunicado ao presidente da Câmara Municipal, em “caráter irretratável”, declarando sua renúncia ao cargo de prefeita de Santa Luzia.

A reportagem tentou contato com a defesa de Roseli, mas não teve as ligações atendidas. (Lucas Henrique Gomes)

Inusitado

FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO - 20.1.2014

O vereador de Belo Horizonte Wendel Mesquita (PSB) decidiu fazer um protesto curioso a respeito da crise dos combustíveis no país. Filmando com o próprio celular, o vereador foi de cavalo até um posto de gasolina da capital. “Com o cavalo você não tem gasto, não tem imposto, não tem nada. O melhor carro para comprar com esse governo aumentando ICMS, com esse monte de deputado aumentando imposto, é o cavalo, é o melhor carro”, argumenta o vereador. No vídeo, frentistas aparecem desconcertados com a situação. Mesquita, então, questiona a eles: “Esse não é o melhor carro?”, para receber, em troca, apenas risadas. “Depois do governo federal dizer que vai baixar 10% no litro do diesel durante 15 dias não me resta outra opção que não recomendar o retorno ao medieval meio de transporte. Assista a performance: ‘The horse!’”, escreveu o vereador no Facebook.

Gilmar absolve ladrão de galinhas

No mesmo dia em que tirou da prisão o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, apontado como operador do PSDB, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), absolveu um ladrão de galinhas, morador de Paracatu, na região do Vale do Rio Doce. Em 2011, o ajudante de pedreiro Paulo Cordeiro Rocha furtou nove galinhas de um sítio na zona rural do município. Ele foi condenado a um ano e oito meses de reclusão, em 2014. A pena foi substituída por prestação pecuniária. O caso de Rocha foi parar nas mãos de Gilmar, em 25 de abril deste ano. Ao tomar a decisão, o ministro registrou que não era razoável que o direito penal e todo o aparelho do Estado-polícia e do Estado-juiz se movimentassem para atribuir relevância à hipótese de furto de algumas galinhas.

Kalil pode levar UFMG à Justiça

A Prefeitura de Belo Horizonte solicitou à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na última quarta-feira, acesso aos dados de metodologia e informações gerais sobre uma pesquisa que, segundo a universidade, teria constatado que a maioria das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) da capital tem alto risco sanitário e uma série de inadequações. Interlocutores ligados à administração municipal apontaram que a divulgação do levantamento deixou o prefeito Alexandre Kalil (PHS) “muito nervoso”. Caso a UFMG não colabore, Kalil pode até mesmo ir à Justiça por danos morais. “É assunto delicadíssimo e que foi tratado de uma forma irresponsável pela UFMG”, contou uma fonte da prefeitura. Segundo o levantamento, das 33 instituições avaliadas, 30 apresentaram risco sanitário médio ou alto.

FOTO: NEWTON MENEZES/ESTADÃO CONTEÚDO - 25.8.2015

“Eduardo (Azeredo) não é nenhum corrupto, ladrão, nada disso. Ele é um ingênuo. Mas ele, na campanha (de reeleição), se beneficiou. Eu lamento muito.”

Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

Ex-presidente da República

O que achou deste artigo?
Fechar

Às vésperas de depoimento na Câmara, Roseli Pimentel renuncia à prefeitura
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View