Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo disputam candidatura

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Sat Jul 15 03:00:00 GMT-03:00 2017

Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo disputam candidatura

A disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem tem agitado os bastidores da esquerda governista em Minas. De um lado, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e, do outro, a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Beatriz Cerqueira. As duas postulam candidatar-se a deputada federal pelo PT, mas, por terem o mesmo público e base eleitoral – sindicatos da educação e servidores da área –, a questão evoluiu para uma celeuma.

Tendências internas do partido, assessores e até movimentos sociais ligados ao PT já se posicionam na escolha de um dos nomes. Apoiada pelo próprio governador Fernando Pimentel (PT), Macaé Evaristo é considerada favorita a conquistar a vaga. Com mais tempo na política partidária, ela é bem-vista pelo primeiro escalão do governo e é bem avaliada por professores e ativistas da educação.

Já Beatriz Cerqueira conta com o apoio do deputado estadual Rogério Correia (PT), que também deve tentar uma mudança para Brasília em 2018. Coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, ela leva vantagem na militância da juventude petista.

Durante o lançamento da segunda fase do Memorial da Democracia, no Palácio das Artes, na semana passada, toda vez em que Macaé era citada, gritos de parte da plateia ecoavam: “Deputada! deputada!”. Em seguida, na vez de Beatriz ser citada, outra parcela dos presentes também exaltava a sindicalista: “Deputada! deputada!”. Os gritos demonstravam a divisão.

Caso perca a disputa, provável desfecho da cena, Beatriz Cerqueira tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Seria uma espécie de sequência dos trabalhos de Rogério Correia junto aos movimentos sindicais. O petista vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. (Lucas Ragazzi)

“Um dia na fazenda”

FOTO: Facebook/reprodução

Vereadores de Belo Horizonte, que compõem um grupo intitulado Frente de Ideias, reuniram-se nessa sexta-feira (14) para incentivar a criação de hortas comunitárias em lotes abandonados da cidade. Porém, ao gravarem um vídeo em um terreno no bairro Santa Inês, na região Leste da capital mineira, eles demonstraram falta de intimidade com as ferramentas usadas para o cultivo das hortaliças. Em um momento do vídeo, Rafael Martins (PMDB) parece segurar, em vez de uma enxada, um rodo. Já o jovem vereador Doorgal Andrada (PSD), herdeiro da tradicional família política Andrada, quase tomba ao carregar um carrinho de mão vazio. Osvaldo Lopes (PHS), por sua vez, utiliza a enxada para varrer o terreno.

Dia de Minas

O ministro da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, Antonio Imbassahy (PSDB), vai receber neste domingo (16) das mãos do governador Fernando Pimentel (PT) a medalha do Dia de Minas. O tucano é um dos 51 agraciados do evento que comemora os 321 anos da cidade de Mariana, primeira capital do Estado. Entre os agraciados também estão a presidente do Servas e mulher do petista, Carolina de Oliveira, e o procurador geral de Minas, Sérgio Tonet. Também compõem a lista o deputado federal Bilac Pinto (PR), que participou intensamente da articulação para rejeitar a denúncia de corrupção passiva contra Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara; a deputada federal Jô Moraes (PCdoB); os deputados estaduais petistas André Quintão e Durval Ângelo; e o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede). Anualmente, dia 16 de julho, o município de Mariana se torna simbolicamente a capital mineira. 

Consulta para voto

Depois de votar favoravelmente à abertura do processo de investigação contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) lançou uma ferramenta no site do partido para que os eleitores orientem o voto dela em plenário. Quando a Câmara se reunir, em agosto, para votar o prosseguimento da denúncia contra Temer, a deputada promete seguir a preferência da maioria dos que se manifestarem no site. Na página, o eleitor encontra um resumo dos argumentos da defesa e da acusação contra o presidente e deve responder à pergunta: “A deputada Renata Abreu deve votar a favor da abertura de processo no STF contra o presidente Michel Temer?”. Até a noite dessa sexta-feira (14), a ferramenta apontava 87% de votos para o “sim”. “Quanto mais pessoas participarem desse momento ímpar na política nacional, votando com seu eleito, mais motivaremos que outros deputados façam o mesmo, deixando que o povo decida com a gente os principais assuntos do Brasil”, disse Renata.

Frases do dia

“A ousadia do relator (Sveiter) de servir à Procuradoria, dizer que em dúvida é pela sociedade, não para o réu. Vamos rasgar o Código Penal. Isso é apologia do nazismo.”
Darcísio Perondi
Deputado federal (PMDB-RS)

“Jamais me curvarei a alguém quando a ofensa rogada contra mim for uma atrocidade racista alusiva a minha religião. Sou o único judeu no exercício de mandato.”
Sergio Sveiter
Deputado federal (PMDB-RJ)

“Não existe mais ambiente no PMDB para a permanência do senhor Zveiter. Espero que ele procure outro partido, para não pleitearmos sua expulsão.”
Carlos Marun
Deputado federal (PMDB-MS)

O que achou deste artigo?
Fechar

Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo disputam candidatura
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View