Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Candidatura de Ronaldinho ao Senado pode ser fechada no próximo mês

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Thu Nov 23 02:00:12 GMT-03:00 2017

Candidatura de Ronaldinho ao Senado pode ser fechada no próximo mês

A possibilidade de o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho se candidatar a uma vaga no Senado por Minas Gerais é real. Como o Aparte divulgou em agosto, o futuro Patriota (atual Partido Ecológico Nacional – PEN) é a principal sigla em negociação com o ídolo do Atlético Mineiro. As conversas, segundo um interlocutor ligado ao partido, estariam avançando, e há uma possibilidade de que tudo seja acertado no início de dezembro, quando Ronaldinho e seu irmão e empresário, Assis Moreira, estarão em Belo Horizonte para participar de uma partida promocional.

Coincidência ou não, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que já acertou sua ida para o Patriota e será candidato à Presidência da República pela legenda no ano que vem, também estará na capital mineira na mesma data, 8 de dezembro, para participar de uma manifestação na praça da Liberdade.

A conversa entre o partido e Ronaldinho começou em agosto. Coube ao zagueiro Leonardo Silva, capitão do Galo e ex-companheiro do craque, fazer contato com Assis e sondar sobre a possibilidade. Léo Silva, como é chamado o zagueiro, é amigo pessoal de um dirigente da sigla em Minas e também foi convidado a ser candidato a deputado estadual pela sigla, mas recusou o convite.

Inicialmente, a ideia era lançar Ronaldinho a uma candidatura à Câmara dos Deputados, mas pesquisas internas da legenda e a falta de nomes em evidência no Estado para a disputa ao Senado levaram o Patriota a pensar ainda mais alto. Assis ainda analisa a proposta, visto que outras sondagens ao jogador envolvendo o mundo político também aconteceram.

O convite, aliás, também se estende a Assis. Ele, no planejamento do Patriota, seria suplente na candidatura de Ronaldinho. Outro ex-jogador que já se articula politicamente junto ao Patriota é Somália, que passou pelo América.

Somália ensaiou uma aproximação com a classe política por conta da implantação de seu projeto social Celeiro de Atletas, que tem como objetivo dar oportunidade para meninos entre 6 e 15 anos mostrarem seu talento no futebol e serem encaminhados a clubes profissionais. A assessoria de imprensa de Leonardo Silva nega que o atleta tenha sido a ponte entre o partido e Ronaldinho. 

Outra vaga. O Patriota também faz investidas para filiar o jornalista Carlos Viana, que tem sido ventilado em pesquisas como um dos nomes favoritos à disputa de uma cadeira no Senado. Representantes do partido se reuniram ontem à tarde com o apresentador para tratar do assunto. Até o fechamento dessa edição, não havia informações sobre o resultado da reunião. Viana já havia sido sondado pelo PRB e por outras siglas. (Lucas Ragazzi)

FOTO: Enéas Gomez/ FACEBOOK ANPM

Protesto. O juiz federal Sergio Moro, da operação Lava Jato, foi alvo de protesto durante congresso dos procuradores municipais, na noite da terça-feira, em Curitiba. Alguns procuradores vaiaram o magistrado em meio a aplausos de outros presentes. Segundo informações do site Paraná Portal, quando o nome de Moro foi confirmado para o evento, 72 procuradores encaminharam nota ao presidente da entidade de classe, Carlos Mourão, para manifestar descontentamento. O grupo que organizou o protesto deixou o local quando Moro iniciou a palestra. Em meio a aplausos de participantes que de pé saudaram Moro, foi possível ouvir algumas vaias. O juiz federal não demonstrou preocupação. A amigos, mais tarde, ele comentou que uns poucos manifestantes o vaiaram e que tal conduta faz parte da democracia.

Anastasia e Pacheco premiados

Apenas dois parlamentares mineiros, entre os senadores e deputados do país mais bem-avaliados, receberam ontem o prêmio do Ranking dos Políticos, iniciativa da sociedade civil que homenageia o desempenho dos eleitos ao Congresso Nacional. Ganharam troféus o senador Antonio Anastasia (PSDB), ex-governador de Minas; e o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), pré-candidato ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Pacheco, inclusive, é um dos nomes favoritos de parte dos tucanos para disputar com Fernando Pimentel (PT) o cargo em 2018. Os parlamentares brasileiros são avaliados no ranking com base na assiduidade, gastos com verbas de gabinete, número de processos judiciais e qualidade legislativa. Neste ano, foram escolhidos quatro senadores e 27 deputados federais.

Licença-paternidade

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou ontem parecer favorável ao projeto de lei que amplia a licença-paternidade para os servidores da prefeitura da capital. A proposta prevê que o benefício seja estendido dos atuais cinco dias para 30 dias após o nascimento do bebê. De autoria do vereador Elvis Côrtes (PSD), o parlamentar explica que a divisão das responsabilidades domésticas, do cuidado e da educação dos filhos é, muitas vezes, feita de forma desigual. “Um maior tempo de licença-paternidade gera impactos positivos para toda a família: pais participativos, crianças com melhor desenvolvimento e tarefas diárias sem peso excessivo para a mãe”, justifica Côrtes. A proposta ainda será apreciada em plenário pelos parlamentares.

Boato provoca corrida ao TRE

Um boato divulgado pelas redes sociais levou moradores de Venda Nova, em Belo Horizonte, a formar uma fila, ontem, no posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A mensagem que circulou pelo WhatsApp informava que o governo cobraria multa e aplicaria penalidades a quem não tivesse cadastrado a biometria para as eleições de 2018. Ontem mesmo, o TRE desmentiu o boato e a cobrança de multa, ressaltando que o órgão não faz nenhum contato pessoal com eleitores para fazer ou agendar cadastramento biométrico. O prazo final para o registro nas quatro cidades onde ele é obrigatório – Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia – é 9 de fevereiro de 2018. O não cadastramento nesse prazo, apenas nessas cidades, levará ao cancelamento do título de eleitor e à proibição de votar nas próximas eleições.

Ex-prefeito de Januária é condenado

A Justiça Federal em Belo Horizonte condenou o ex-prefeito de Januária (MG) João Ferreira Lima (PMDB) a seis anos de prisão pelo crime de corrupção passiva. A sentença da Justiça Federal foi baseada na denúncia do Ministério Público Federal sobre fraudes na aquisição de ambulâncias com valores superfaturados – na investigação que originou a operação Sanguessuga. Os fatos aconteceram entre os anos de 2003 e 2004, quando o município celebrou dois convênios com o Ministério da Saúde para aquisição de duas ambulâncias. Após a destinação da verba, a prefeitura fracionou o objeto das licitações, de modo a realizá-las na modalidade carta-convite e direcioná-las a empresas. O advogado Marcelo Gonzaga, que defende o ex-prefeito, se disse surpreso com a decisão, já que não havia provas suficientes contra o cliente. A defesa vai recorrer.

O que achou deste artigo?
Fechar

Candidatura de Ronaldinho ao Senado pode ser fechada no próximo mês
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View