Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Odair Cunha desiste de reeleição no ano que vem para se dedicar à campanha de Pimentel

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Tue Aug 22 03:00:00 GMT-03:00 2017

Odair Cunha desiste de reeleição no ano que vem para se dedicar à campanha de Pimentel

Movimentações políticas chamaram atenção durante o ato em defesa da manutenção das usinas pela Cemig realizado na última sexta-feira na hidrelétrica Miranda, em Indianópolis, no Triângulo Mineiro. O evento contou com a presença do governador Fernando Pimentel (PT), de secretários de Estado e de parlamentares de diversas legendas. O que ficou perceptível e causou burburinho entre os presentes foi o fato de o secretário de Governo, Odair Cunha, preferir não ficar próximo do petista e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB).

Segundo fontes do Executivo, Odair e Adalclever ainda não superaram as rusgas do início do ano. Como o Aparte noticiou, o presidente da Assembleia queixou-se com aliados da atuação do secretário. Odair estaria levando desafetos políticos do peemedebista para conversas com o governador e mantendo uma atuação centralizadora na pasta. Além disso, o deputado estadual não gostou nada de ter sido excluído da organização da Medalha da Inconfidência, de cujo Conselho é presidente. Ele faltou à solenidade. Diante desse cenário, os dois ficaram um bom tempo sem pisar no mesmo palco.

Após a atuação de aliados, eles começaram a reaparecer em eventos públicos, mas a relação nunca mais foi a mesma. A briga, segundo interlocutores, continua girando em torno de poder e da queda de braço de quem tem mais influência sobre Pimentel. No auge da desavença, Adalclever até mesmo reclamou que o secretário estaria mais preocupado com a reeleição a deputado federal. Mas parece que Odair mudou os planos.

Informações de aliados dão conta de que o secretário abriu mão da vaga e vai apoiar o deputado estadual Ulysses Gomes (PT) para a disputa em 2018. O motivo para a desistência, de acordo com interlocutores, é que Odair vai dedicar-se totalmente à reeleição de Pimentel ao governo de Minas, inclusive sendo um dos coordenadores da campanha.

Em meio a isso, Pimentel e aliados têm tentado equilibrar a atenção entre os dois, uma vez que ambos são importantes para o governo. Enquanto Adalclever ajuda a manter os deputados do PMDB na base e pauta assuntos de interesse do petista na ALMG, Odair tem um bom trânsito com prefeitos e lideranças políticas do Estado.

Falta. E, apesar de o ato em prol da Cemig ter unido base e oposição, a causa não foi suficiente para que Pimentel e o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) deixassem as desavenças de lado. No encontro, deputados estaduais e federais de diversos partidos subiram juntos ao palco. Nomes aliados de Andrade, como os deputados federais Leonardo Quintão e Saraiva Felipe, também estiveram presentes, mas o peemedebista não compareceu ao evento.

No dia, o presidente do PMDB de Minas estava participando de uma solenidade da Associação Mineira de Municípios (AMM) em Guarda-Mor, no Noroeste do Estado – uma das bases eleitorais. Segundo a assessoria de Andrade, o encontro no interior do Estado estava marcado havia mais tempo. (Fransciny Alves)

R$ 1 bilhão é quanto o governo federal prevê de isenção para o horário eleitoral gratuito nas eleições de 2018. A isenção corresponde à quantia que a União deixa de receber em impostos das emissoras que veiculam a propaganda. O valor é quase o dobro do custo das eleições de 2016, que foi de R$ 576 milhões. Os dados são da ONG Contas Abertas.

Diploma

FOTO: Reprodução/Twitter

Uma homenagem feita pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) gerou alvoroço e brincadeira nas redes sociais nessa segunda-feira (21). Lula recebeu um diploma de Doutor Honoris Causa, que continha erros de português. O primeiro é a separação entre sujeito e predicado: “A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concede ao maior presidente da República Federativa do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico, o título de doutor honoris causa”. O segundo erro aparece na palavra “discente”: assinam o documento os “dicentes da UFRB”. Em nota, a universidade nega ter emitido o diploma, já que não consta a assinatura do reitor.

Fim do IPVA?

Tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal uma sugestão pedindo a extinção do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA). A proposta popular foi apresentada por meio do portal e-Cidadania da Casa e tinha recebido até essa segunda-feira (21) 57.861 apoios. O autor da sugestão, Amaurício Borba, de Santa Catarina, argumenta que a carga tributária brasileira é muito alta e o poder público presta serviços ruins aos cidadãos. Dessa forma, na opinião dele, “o jeito correto seria acabar com tantos impostos”. A sugestão aguarda a designação de um relator na CDH, que vai fazer um documento dizendo se acata ou não a ideia. Se ela for aceita, a proposta começa a tramitar na Casa. Conforme as regras do portal e-Cidadania, qualquer cidadão pode apresentar sugestões de novas leis. Aquelas que alcançam o apoio de pelo menos 20 mil internautas são encaminhadas ao colegiado para análise dos senadores.

Frase do dia

“No sistema atual, existe um grande número de partidos que valem como verdadeiros balcões de negócio, que usufruem o que tem na legislação para comercialização durante o processo eleitoral. A refundação dos partidos é importante para restabelecer a comunicação com a sociedade.”
Shéridan (PSDB-RR)
Deputada federal e relatora da proposta que fixa cláusula de barreira aos partidos

Afagos mútuos

Em mais um encontro de interiorização da Associação Mineira de Municípios (AMM), realizada na última sexta-feira em Guarda-Mor, no Noroeste de Minas, lideranças políticas do Estado voltaram a se encontrar com prefeitos e vereadores. Assim como em outras duas edições do evento, realizadas nas cidades de Andradas e Itapagipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) e o ex-presidente da Assembleia de Minas Dinis Pinheiro (PP), que são pré-candidatos à cadeira do Palácio Tiradentes, marcaram presença no encontro e dividiram a consideração dos aliados. E o que mais chamou a atenção dos presentes no evento foi a troca de afagos dos possíveis candidatos ao governo com o deputado federal e presidente do PSDB de Minas, Domingo Sávio, o vice-governador, Antônio Andrade (PMDB), e o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda (PMDB). Andrade, inclusive, tem comparecido a muitos eventos da entidade, uma vez que Julvan é seu afilhado político. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Odair Cunha desiste de reeleição no ano que vem para se dedicar à campanha de Pimentel
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View