Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Odair Cunha pode disputar vaga de deputado para presidir a Assembleia

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Sun Feb 25 03:00:00 GMT-03:00 2018

Odair Cunha pode disputar vaga de deputado para presidir a Assembleia

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), um dos principais articuladores políticos do governador Fernando Pimentel (PT), pode ter voltado atrás na decisão de não disputar um cargo no pleito deste ano. Cunha é deputado federal licenciado desde 2015, quando assumiu a pasta no governo de Minas. No ano passado, aliados petistas informaram ao Aparte que o secretário abriu mão da vaga para apoiar o deputado estadual Ulysses Gomes (PT) para a disputa em 2018. O motivo para a desistência, de acordo com interlocutores, seria que Odair resolveu dedicar-se totalmente à reeleição de Pimentel ao governo de Minas, inclusive sendo um dos coordenadores da campanha.

Parece que os planos mudaram. Uma fonte do governo Pimentel, próxima a Odair Cunha, afirmou à coluna que o secretário deve disputar, nas eleições deste ano, uma vaga para deputado estadual. O petista estaria com a expectativa de ser o parlamentar mais votado no Estado para chegar à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir de 2019.

No entanto, outra fonte petista não confirmou a possível candidatura de Odair Cunha. “Pelo que sei, o Odair vai deixar a Secretaria de Governo para reassumir o cargo de deputado federal. Ele ficará por conta da campanha de Pimentel. Como secretário, ele não pode. Como deputado, sim”, contou a fonte petista que pediu sigilo. A reportagem não conseguiu contato com Odair Cunha para falar sobre suas pretensões políticas.

Concorrência. Quem também resolveu disputar um cargo de parlamentar no Estado pelo PT é o ex-deputado federal Virgílio Guimarães, conforme divulgou a coluna no ano passado. E a ambição é a mesma de Odair Cunha: ser o mais votado e conquistar a cadeira de presidente do Legislativo mineiro. “Virgílio quer retornar à política por vaidade. E quer voltar sendo o candidato mais votado do Estado. Vai surpreender”, afirmou um parlamentar petista, quando explicou a estratégia para que Virgílio seja eleito com votação recorde. “O deputado estadual Paulo Guedes (PT) será candidato a federal no ano que vem e vai apoiar o Virgílio como candidato único para a vaga estadual. O Paulo dá 100 mil votos pra ele. É um coronelzinho”, afirmou um petista.

Um dos fundadores do PT, Virgílio já foi vereador, candidato a prefeito de Belo Horizonte, candidato ao governo de Minas e deputado federal por cinco mandatos. Em 2010, disputou a vaga de primeiro suplente a senador na chapa de Pimentel, que foi derrotada. Nos últimos anos, atuava nos bastidores de campanhas. Afastado da política há pelo menos oito anos, o petista está em plena campanha, sendo figura fácil nos eventos do partido e bastante ativo nas redes sociais. Ele, inclusive, esteve ao lado do ex-presidente Lula nas comemorações dos 38 anos do PT. (Angélica Diniz)

FOTO: Vice Presidência/Divulgação - 13.6.2017

Raio no Jaburu. Um forte raio que caiu no Palácio do Jaburu, em Brasília, no final da tarde de ontem, assustou o presidente Michel Temer (MDB). Nenhum incidente aconteceu porque a residência oficial do presidente é equipada com para-raios, mas, segundo relatos, Temer e as outras pessoas que também estavam no local no momento levaram um grande susto. As informações são do jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews. Em Brasília, é comum nessa época do ano a incidência de fortes raios, que acompanham as pancadas de chuva que atingem a capital federal. Pelas redes sociais, muita gente ironizou a “falta de pontaria” da natureza. “Era pra ter caído na cabeça desse infame”, comentou um internauta. “Imperdoável um erro desses”, disse outro.

Lula x Louro José

]A comemoração dos 38 anos do PT, realizada na última quarta-feira, no Expominas, reuniu toda a militância petista para o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto. Como de costume, em um discurso repleto de ironias e humor, Lula se disse vítima de preconceito por parte da elite e da Rede Globo. Ao falar que a emissora carioca faz uma campanha difamatória contra ele, o líder petista arrancou risadas do público. “São 35 horas no ‘Jornal Nacional’ só falando mal de mim. É todo dia, no ‘Hora 1’, no ‘Bom Dia Brasil’, no jornal da tarde, da noite, no louro da Ana (Maria) Braga. Até esse louro fala mal de mim, ou seja, é no café, no almoço e na janta”, disse Lula.

FOTO: BETO BARATA/AGÊNCIA ESTADO - 23.5.2011

“As eleições acontecerão em meio a melhorias das condições gerais do país, estamos saindo de uma recessão de mais de três anos que exigirá dos candidatos uma postura moderada, que favoreça a continuidade dos avanços tomados, de modo que não há conjuntura favorável para aventureiros.”

Rubens Ricupero

Ex-ministro da Fazenda

Negativa a Pacheco

Adversários nas eleições municipais de 2016, o deputado federal Rodrigo Pacheco (MDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), se reuniram na semana passada a pedido do parlamentar, pré-candidato ao governo de Minas. Na ocasião, Pacheco, que já acertou sua migração para o DEM – em um acordo costurado entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o senador Aécio Neves (PSDB) –, ouviu de Kalil que sua candidatura não tem condições de ser apoiada pelo prefeito. Ao deputado federal foi dito que o apadrinhamento de Aécio, ainda que velado, faz com que o grupo de Kalil esteja do lado oposto, tanto no primeiro quanto no segundo turno da disputa.

O que achou deste artigo?
Fechar

Odair Cunha pode disputar vaga de deputado para presidir a Assembleia
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View