Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Patriotas de Jair Bolsonaro pode ter Somália e Ronaldinho em Minas Gerais

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Fri Sep 01 03:00:00 GMT-03:00 2017

Patriotas de Jair Bolsonaro pode ter Somália e Ronaldinho em Minas Gerais

O Patriotas (antigo Partido Ecológico Nacional - PEN), que está se reestruturando para dar espaço à candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República em 2018, pode ter dois nomes conhecidos do torcedor mineiro na disputa por uma vaga de deputado pelo Estado. De acordo com uma fonte ouvida pelo Aparte, os ex-atacantes Ronaldinho Gaúcho, que marcou a história do Atlético na campanha pelo título da Copa Libertadores, em 2013, e Somália, campeão da Série D, em 1997, pelo América, estão sendo sondados pela legenda. Ambos seriam candidatos a deputado federal por Minas.

No caso de Ronaldinho Gaúcho, seu nome já foi ventilado para tentar uma vaga na Câmara ou no Senado pelo Distrito Federal pelo Podemos, partido que foi criado a partir do antigo PTN e que terá Alvaro Dias como candidato à Presidência da República. No caso da sondagem do Patriotas, também há a possibilidade de uma disputa ao Senado por Minas. No entanto, uma fonte avaliou que esse voo mais alto é menos provável, pois ele iria “deixar muita gente desconfortável”.

A possibilidade de Ronaldinho Gaúcho ser candidato ainda dependeria de uma conversa com seu irmão e empresário, Assis. Segundo pessoas próximas do staff do craque, Assis teria muita influência nos planos do ex-jogador do Atlético. Ronaldinho chegou ao Brasil nessa quinta-feira (31) e virá a Belo Horizonte em dezembro para um jogo beneficente.

Somália, por sua vez, já tem-se aproximado da classe política por conta da implantação de seu projeto social Celeiro de Atletas, que tem como objetivo dar oportunidade para meninos de 6 a 15 anos mostrarem seu talento no futebol e serem encaminhados a clubes profissionais. Por conta do lançamento do programa no Distrito Federal, Somália esteve nos últimos dias em Brasília e se encontrou com diversos parlamentares. Entre outros, ele tirou fotos com o deputado Tiririca (PR-SP) e com os senadores Romário (Podemos-RJ) e Fernando Collor de Mello (PTC-AL). O ex-presidente da República chegou a gravar um vídeo sobre o projeto de Somália.

A discussão das candidaturas dos dois ex-jogadores será ampliada nos dias 14 e 15 de setembro, quando Jair Bolsonaro estará em Minas Gerais. Havia inclusive a expectativa de que o parlamentar fosse também ao lançamento do projeto de Somália em Timóteo, no dia 16. No entanto, o deputado federal já terá deixado o Estado na data do evento.

R$ 335 mi é a quantia que o governo federal tinha desembolsado até essa quinta-feira (31) com o pagamento de diárias. Quem mais utilizou a rubrica até agora foi um servidor do Ministério do Desenvolvimento Social, que gastou R$ 151,5 mil. 

Escola sem Partido I

A Associação Escola sem Partido apresentou uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra dois procuradores do Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais. Isso porque Helder Magno da Silva e Edmundo Antônio Dias enviaram, no início da semana, ofício à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) alertando sobre a inconstitucionalidade do projeto de lei que pretende instituir na capital mineira o programa Escola sem Partido. No texto, é dito que os procuradores prestaram consultoria jurídica ao Legislativo, o que é vedado pela Constituição Federal. A representação também diz que os procuradores utilizaram-se do cargo para, em nome do MPF, opinar sobre uma proposta sem que um procedimento tivesse sido instaurado no órgão, agindo assim de “supetão”.

Transparência

Corregedora geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2010 e 2012, a hoje advogada Eliane Calmon afirmou que existe uma resistência grande por parte dos tribunais para mostrar os salários dos magistrados e servidores do Judiciário. Por isso, são “caixas-pretas”. Ainda segundo ela, “nada mudou” em relação à transparência desde que ela deixou o órgão. Eliane disse ainda que cada tribunal “vai inventando um penduricalho diferente” e que já encontrou até gratificação de férias pagas a desembargadores aposentados. 

Do espaço

FOTO: Reprodução / Instagram/ Sergeyiss

O astronauta russo Sergey Ryazansky está ficando famoso no Instagram por suas fotos tiradas do espaço. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), ele viaja a uma altura de 408 quilômetros e tem uma visão privilegiada. Ele publicou uma foto da capital federal. “A maravilhosa cidade de Brasília foi planejada desde o início e construída há 60 anos. Vista de cima, a região central da cidade parece um avião, não é mesmo?”, escreveu ele na última quarta-feira. Na verdade, Brasília completou 57 anos em 2017. 

Escola sem Partido II

No pedido de abertura disciplinar contra os procuradores, a associação pede ao CNMP aplicação da pena de censura. É dito que os representantes do MPF quiseram tumultuar e deslegitimar a proposta perante a opinião pública. Também foi ressaltado que eles não se deram o trabalho de documentar os fatos que os levaram a concluir pela inconstitucionalidade. “Essa é uma tentativa de intimidar o Legislativo, e eles podem ser enquadrados por tráfico de influência. Isso pode ser compreendido como carteirada”, disse o vereador Fernando Borja (PTdoB), um dos autores do projeto.

Frese do dia

“O que acontece no país é uma pouca- vergonha. É preciso uma reforma do comportamento das autoridades, uma revolução ética. Vamos gritar contra essas reformas que prejudicam somente o povo, enquanto os marajás da República seguem tirando os direitos dos trabalhadores.”
Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo Emérito de Blumenau, em evento da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil

O que achou deste artigo?
Fechar

Patriotas de Jair Bolsonaro pode ter Somália e Ronaldinho em Minas Gerais
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View