Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Conflitos

Para especialista, falta treinamento à Polícia Militar para eventos

Nos últimos dois dias de folia, dois conflitos violentos marcaram negativamente o Carnaval de Belo Horizonte

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 06/02/16 - 13h57

A ação da Polícia Militar deveria ser diferente no Carnaval, com um tempo de estopim diferente e mais aceitação da folia. A opinião é do especialista em segurança pública e professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Humandas da Una, Jorge Tassi.

"No Carnaval, as pessoas se sentem mais liberadas, geralmente bebem mais, porque a ideia é festejar e não arrumar confusão. Então, a polícia tem que fazer a distinção daquilo que é desrespeito e aquilo que é brincadeira, e ter uma maior aceitação da bagunça", afirmou.

Tassi fala sobre os conflitos entre foliões e a Polícia Militar nos dois últimos dias. O primeiro, na madrugada de sexta-feira (5), foi durante o bloco da "Bicicletinha", na região da Savassi. O segundo, na noite de sexta, foi na estação Primeiro de Maio, no bloco "Tchanzinho Zona Norte".

Segundo o especialista, nos dois episódios, o fato de os policiais agirem de forma isolada, e não em conjunto, é mais uma falha. "Em conjunto, tudo muda, porque um policial controla o outro, e a resposta é diferente, mas o que a gente vê são ações desencontradas, cada um querendo fazer justiça com as próprias mãos".

Para Tassi, é necessário investir em treinamento e preparo para que os policiais sejam capazes de atender esse tipo de demanda. "As falhas preparatórias de instrução e capacitação são muito graves e, se eles fossem capacitados antes, conseguiriam trabalhar de forma melhor e mais equilibrada e os erros seriam muito menores, mas não é o caso", pontuou.

Veja vídeo da ação na estação Primeira de Maio

Confusão na estação Primeiro de Maio

Foliões que participavam do bloco Tchanzinho Zona Norte foram impedidos de entrar na estação Primeiro de Maio; polícia usou spray de pimenta e bombas para dispersar grupo http://www.otempo.com.br/cidades/carnaval-de-belo-horizonte-tem-novo-tumulto-1.1227762

Publicado por O TEMPO online em Sexta, 5 de fevereiro de 2016

Veja vídeo do conflito no bloco da Bicicletinha

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Conflitos

Para especialista, falta treinamento à Polícia Militar para eventos
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View