NÃO CONHECERAM DERROTA

Três seleções terminaram invictas a Copa do Mundo

Ao lado de Holanda e Costa Rica, campeã Alemanha fechou trinca que não perdeu nesta edição do Mundial

Por FOLHAPRESS
Publicado em 14 de julho de 2014 | 09:29
 
 
 
normal

Campeã mundial neste domingo (13), a Alemanha é a 33ª seleção a sair invicta de uma Copa do Mundo. Outras duas equipes se despediram da recém encerrada competição sem perder nenhuma partida: a terceira colocada Holanda e a Costa Rica.

Os holandeses caíram diante da Argentina nos pênaltis, na semifinal. Da mesma forma eles haviam eliminado os costa-riquenhos nas quartas.

Dos 20 times campeões, 16 mantiveram sua invencibilidade durante a campanha. As exceções são as equipes da Alemanha de 1954 e 1974, a Argentina de 1978 e a Espanha de 2010. Somente em 1954 nenhuma seleção provou-se invencível.

O recorde de times invictos aconteceu em 2006, quando cinco não conheceram derrota: Itália, França, Inglaterra, Argentina e Suíça. Italianos e franceses decidiram aquele título nos pênaltis. Foi assim também que deram adeus ao Mundial ingleses, argentinos e suíços, que aliás nem sequer sofreram gol em seus quatro jogos.

Em quatro oportunidades, uma equipe foi eliminada invicta na primeira fase. Aconteceu com a Escócia em 1974, Camarões em 1982, o Paraguai em 1986 e a Nova Zelândia em 2010.
Além das trajetórias de suas cinco conquistas, o Brasil preservou sua invencibilidade mais duas vezes: ao ser terceiro colocado em 1978 e ao cair nos pênaltis diante da França nas quartas de final de 1986.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!