Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Crítica

João Leite reprova a educação  

Candidato do PSDB diz que existe “um vazio muito grande” nesse setor na atual gestão do município

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Joao Leite Bairro Jardim Alvorada creche
Em visita a creche e telecentro do bairro Jardim Alvorada, candidato ouviu queixas sobre gestão
PUBLICADO EM 25/08/16 - 03h00

Em campanha no bairro Jardim Alvorada, na região da Pampulha, o deputado estadual João Leite, candidato à prefeitura pelo PSDB, criticou nessa quarta-feira (24) a atual política de educação. Na entrada de uma creche, o deputado disse que “existe um vazio muito grande” na área. O tucano tem procurado dosar os ataques mais contundentes, já que, até há menos de um mês, seu partido integrava o Executivo e ainda ocupa cargos na administração de Marcio Lacerda (PSB). “Na questão das creches, temos um vazio muito grande das crianças de zero a 6 anos, em especial de zero a 3 anos”, afirmou.

Na creche Criança Feliz, João Leite assistiu a uma apresentação dos alunos e conversou com moradores. A instituição atende a 72 crianças de 1 a 5 anos. Segundo a coordenadora do local, Maria Efigênia Coimbra, o repasse municipal arca com 70% dos custos, e o restante é pago pelos pais: “São famílias carentes. Há um déficit do convênio. Desde 2011, não há reajuste digno. Espero que o próximo prefeito tenha um olhar para a educação”.

Para ela, o aumento necessário seria de 64%, mas a prefeitura ofereceu 6,04% neste ano. Em nota, a Secretaria de Educação informou que “os reajustes entre 2009 e 2015 equivalem a 167% aproximadamente, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de cerca de 55%” e que, em 2016, o incremento foi de 6,04%.

João Leite também foi a um telecentro, ao lado da creche, que funciona na Associação Cultural do Jardim Alvorada. O presidente do espaço, Rui Campos, pediu que, se eleito, ele garanta um monitor para o lugar. Os computadores e a manutenção são da prefeitura, por meio da Prodabel. “As pessoas nem sempre sabem mexer”, disse Campos, que declarou apoio ao tucano. Cerca de 200 pessoas vão ao local por mês.

O candidato falou da importância dos voluntários e dos trabalhadores do terceiro setor. Segundo ele, essa “é uma força de trabalho que, muitas vezes, não é reconhecida”. Nesta semana, em visita à Apae, João Leite já havia dito que a população que tem algum tipo de deficiência é “invisível” para a gestão Lacerda. O tucano mandou outra indireta ao dizer que tem propostas para uma cidade “dinâmica, cuidadora e transparente”, as quais são construídas “ouvindo a população”. “Tenho essa capacidade”, disse. Nos últimos dias, o deputado declarou que a reclamação comum das ruas é a da falta de diálogo com o Executivo.

Abraço. Ao menos dez pessoas ligadas a João Leite foram exoneradas da prefeitura ontem, um dia após Lacerda anunciar que dispensaria comissionados que não apoiam sua gestão e que estão envolvidos com candidatos que não Délio Malheiros (PSD). O deputado não polemizou: “não vou discutir a decisão”. Em seguida, foi irônico e mandou “um grande abraço para o prefeito”, que o devolveu. Lacerda rebateu dizendo que Leite precisa reconhecer a gestão e que os funcionários foram demitidos para que possam trabalhar por outro projeto político.

Apoio

“O PSDB apoiou duas vezes Marcio Lacerda. Não apenas o PSDB, como nosso grupo político (PP, DEM, PPS, PRB e PTB). Apoiamos não só a eleição dele, mas o trabalho dele. Antonio Anastasia, Aécio Neves e Alberto Pinto Coelho investiram fortemente e merecem nosso reconhecimento.”
João Leite (PSDB)
Candidato a prefeito

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Crítica

João Leite reprova a educação  
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View