CORONAVAC

Bruno Engler descarta obrigatoriedade de vacina em BH

Candidato acompanhou discurso de presidente Jair Bolsonaro durante live

Por BERNARDO ALMEIDA
Publicado em 11 de novembro de 2020 | 20:40
 
 
 
normal

O candidato do PRTB à prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler, atacou a obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 durante uma live nesta quarta-feira (11), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Engler criticou a CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac e em fase de testes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), questionando a preferência pela vacina diante de medicamentos como a hidroxicloroquina.

“Tendo a vacina, se o governador comprar, a prefeitura deve disponibilizar para aqueles que assim desejarem, mas ninguém é obrigado a tomar, até porque não tem comprovação de segurança nem de eficácia", disse, ao ser indagado por Bolsonaro.

"É curioso que o pessoal bate na cloroquina, um remédio que tá aí mais de 50 anos, todo mundo conhece os efeitos colaterais, mas a gente é obrigado a confiar em um vacina da china. Quem não sentir tranquilidade de tomar a vacina a minha gestão não vai forma nenhuma obrigar”, completou, também reafirmando sua postura diante da pandemia e de uma eventual segunda onda em BH, Engler repetiu que não fechará a cidade.

Bruno Engler chamou a postura do atual prefeito Alexandre Kalil de ditatorial para a questão, e acrescentou que pode até construir um novo hospital de campanha na capital mineira, se necessário, para atender à demanda, assim como foi feito pelo governo estadual no início da pandemia “e felizmente não foi preciso usar”. Ele voltou a defender o que denominam como tratamento precoce, com medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina e annita.

O candidato do PRTB falou pouco durante os cerca de 45 minutos da transmissão, dominada pela campanha de Bolsonaro a candidatos a prefeito e a vereador, e inclusive a uma candidata a senadora no Mato Grosso.

Durante a conversa, os dois questionaram a assertividades das pesquisas de opinião para demonstrarem confiança em uma ida de Bruno Engler ao 2º turno em BH. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!