Eleições 2020

Candidatos em Nova Lima apostam na qualificação de jovens para 1º emprego

Além da criação de uma programa que conecte empresas e adolescentes em busca de trabalho, postulantes também defendem uma capacitação direcionada para a demanda da cidade

Por Bruno Menezes
Publicado em 15 de outubro de 2020 | 10:43
 
 
 
normal

A busca pelo primeiro emprego entre os jovens geralmente é uma tarefa que requer paciência. Com pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, toda qualificação no currículo vale ponto na hora de se candidatar a uma vaga, já que as empresas também estabelecem requisitos mínimos para a contratação. Qualificação que muitas vezes depende de oportunidade, uma chance que nem todos os jovens de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, conseguem ter. Principalmente os oriundos de famílias de bairros mais carentes. 

Com o objetivo de equilibrar o cenário, os candidatos à prefeitura da cidade propõem desde a criação de ferramentas que aproximem os jovens e as empresas do município, até a capacitação específica, que prepare o adolescente para a demanda do mercado de trabalho no momento. 

O atual vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania) defende que a prefeitura tenha uma programa próprio voltado para o primeiro emprego. O político afirma que o sistema ofereceria vagas temporárias de emprego. “A própria prefeitura vai ter um programa específico de primeiro emprego, por meio de contratos temporários prioritariamente voltados para áreas onde são apontadas falta de pessoal”, explica João. 

O candidato também diz que pretende criar junto com os comerciantes, as empresas e associações comerciais da cidade, o plano de fortalecimento e expansão das atividades econômicas. “Esse plano ele vai ter como objetivo oferecer assessoria, qualificação, apoio financeiro com instituições financeiras para as indústria instaladas na cidade. Uma das contrapartidas das empresas beneficiadas será a contratação de jovens em busca do primeiro emprego. Vai ser uma contrapartida obrigatória, isso claro também passa pela preparação dos jovens”, explica João Marcelo que também defende uma melhoria na capacitação dos jovens. 

O vereador Wesley de Jesus (DEM) pretende criar o programa Conecta, que como o próprio nome diz, tem o objetivo de conectar o jovem em busca do primeiro emprego e a empresa que precisa da mão de obra.

“A ideia é levantar a atividade econômica desenvolvida por todas as empresas de Nova Lima e qual o potencial que nós temos por região. Queremos trazer essas empresas para o nosso banco de dados oferecendo incentivo fiscal,  seja a redução de IPTU, ou de uma alíquota do ISSQN”, pontua o vereador. 

Em uma segunda etapa de implantação do processo, a prefeitura verificaria a área onde a demanda é maior por jovens trabalhadores, para qualifica-los em parceria com as empresas interessadas.

“Identificando a mão de obra que nós temos local, faríamos uma qualificação direcionada. Exemplo, não adianta mais a gente colocar 300 jovens no Senai para se qualificarem como torneiro mecânico se nós não temos mais 300 vagas de trabalho para torneiro mecânico. Nós queremos buscar a qualificação junto com os anos finais do ensino médio, fazendo um trabalho direcionado com a parceria privada”, contou.

Acesso

A ampliação do acesso à qualificação é uma das propostas do ex-prefeito de Nova Lima Carlinhos Rodrigues (PDT). Em seu plano de governo, o candidato destaca que é preciso combater as desigualdades no acesso a partir da estruturação das políticas públicas e favorecer a aprendizagem suplementar no ensino médio para garantir a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

“A formação de competências busca integrar o espaço de aprendizagem para os jovens com os grandes centros de formação do mundo, a partir de convênios com as melhores universidades de Minas Gerais nos vários domínios do conhecimento”, diz o documento. 

O advogado Dr. Juarez (Solidariedade) prevê no plano de governo a criação de uma Central de empregos. O projeto seria construído a partir de parcerias e voltado tanto para jovens em busca do primeiro emprego como para a população em geral. “Parcerias com organizações, escolas e associações estimulando a organização e profissionalização do setor de serviços contribuindo para a geração de emprego local e aumento da renda familiar”.

Além de oferecer testes vocacionais aos estudantes de Nova Lima, uma das propostas do militar Soldado Flávio de Almeida (PT) prevê a criação de um programa multidisciplinar. De acordo com o plano de governo, ele funcionaria como um preparatório para o estudante do Ensino Médio entrar no mercado de trabalho. O petista também defende o incentivo para que escolas técnicas e de ensino superior se instalem na cidade para qualificar os adolescentes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!