Eleições 2020

Como votar nas eleições 2020? Guia para ir às urnas pela primeira vez

Tudo o que você precisa saber para votar nas eleições municipais

Por Daniele Franco
Publicado em 12 de setembro de 2020 | 15:19
 
 
 
normal

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 4 milhões de novos eleitores estão aptos a votar neste ano no Brasil. O número votantes, que era de 144.088.912 de pessoas nas eleições municipais de 2016, chega a 147.918.483 neste ano.

Você é um deles e tem algumas dúvidas sobre como votar? Preparamos um conteúdo especial com base nas recomendações da Justiça Eleitoral e de especialistas para que você consiga exercer sua cidadania sem transtornos e com segurança no dia 15 de novembro.

Assista ao vídeo para descobrir como saber onde votar, como encontrar sua seção eleitoral, qual o horário de votação, o que levar e mais!

Qual a idade para votar?

Qualquer brasileiro pode votar a partir dos 16 anos. Entre 16 e 18 anos e após os 70 anos, o voto é facultativo. Cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 tem voto obrigatório. Analfabetos podem escolher se votam ou não.

Como pagar a multa por não votar?

Acesse o site tse.jus.br e procure no fim da página pelo botão "Quitação de Multas". No fim da nova página que vai ser aberta, consulte os débitos fornecendo seus dados pessoais. Caso haja débitos, o sistema vai oferecer a opção de emitir um boleto com o valor referente ao número de eleições sem justificativa de ausência. A guia só pode ser paga no Banco do Brasil.

Como saber onde votar?

Basta acessar o site tse.jus.br e, no fim da página, clicar em "Local de votação". Em seguida, uma barra aparecerá na qual o eleitor pode preencher com o número do CPF ou do título de eleitor, nome da mãe e a data de nascimento.

O resultado mostra o endereço exato do local de votação.

Como votar nulo?

Para votar nulo, o eleitor deve digitar um número que não corresponda a nenhum candidato ou partido e apertar CONFIRMA na urna.

Como justificar voto?

Caso não possa comparecer ao local de votação no dia das eleições, o cidadão precisará justificar sua ausência. A justificativa pode ser feita em qualquer seção eleitoral, no dia da votação, e pelo aplicativo e-Título, que ganhou essa funcionalidade de justificativa eleitoral a distância neste ano por causa da pandemia.

Após o pleito, o eleitor ainda pode justificar o voto preenchendo um formulário que fica disponível na página do TSE (tse.jus.br) e dos Tribunais regionais eleitorais, nos cartórios eleitorais. No entanto, existe um prazo para essa justificativa. Para faltas no primeiro turno, o eleitor tem até 14 de janeiro de 2021 para justificar. Já quem faltar no 2º pode apresentar sua justificativa até 28 de janeiro.

Em caso de atraso, o eleitor fica em situação irregular na Justiça Eleitoral e pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, concorrer em concursos públicos, entre outros impedimentos que podem ser consultados neste link.

Como votar em branco?

Para votar em Branco, aperte a tecla BRANCO e, em seguida, aperte CONFIRMA.

Quem pode votar nas eleições?

Brasileiros a partir dos 16 anos que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar.

Máscara nas eleições

O uso de máscara será obrigatório em todas as seções eleitorais, tanto pelos eleitores quanto pelos mesários que trabalharão nas eleições.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!