DataTempo/Quaest

Direita predomina e PT é o partido mais rejeitado em Belo Horizonte

PSDB e PSL aparecem na sequência como legendas com pior imagem junto ao eleitor da capital

Por Da Redação
Publicado em 05 de outubro de 2020 | 12:00
 
 
 
normal

O eleitorado de direita é predominante e o PT é a legenda mais rejeitada em Belo Horizonte. Esses resultados são apontados pela pesquisa DataTempo/Quaest para a disputa das eleições 2020 na capital, realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro.

A pesquisa também mostrou uma vantagem ampla do prefeito Alexandre Kalil (PSD) na disputa pela Prefeitura de BH e a boa avaliação das administrações municipal e estadual.

De acordo com os números, 40% dos eleitores no município dizem que seu posicionamento ideológico hoje é de direita. Já os que se colocam à esquerda são 25%, assim como os que se dizem de centro. Os que não sabem ou não responderam são 10% dos entrevistados pela pesquisa na capital.

Com a direita em alta, o maior partido de esquerda no Brasil é, de longe, o mais rejeitado pelos eleitores. Na pesquisa, foram 40% os que citaram o PT como o partido que mais rejeitam. Bem atrás aparecem PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro concorreu nas últimas eleiçõs, e PSDB. Eles são rejeitados por 5% cada. Na sequência aparecem MDB e PSOL (2%); e PMB, PCdoB e Novo (1%). Outros partidos foram citados por 3% dos eleitores. Além do mais, 27% dos eleitores disseram que não rejeitam nenhum partido, e 15% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Datatempo/Quaest ouviu 1.000 pessoas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, de forma presencial. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no TRE-MG sob o protocolo: MG-02556/2020.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!