Minas

Eleições 2020: Cine Teatro e Arturos são foco de ações para cultura em Contagem

Candidatos também querem dividir recursos entre as regionais e investir em eventos

Por Rômulo Almeida
Publicado em 10 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

São variadas as propostas dos candidatos à Prefeitura de Contagem para a área da cultura. Incentivo a novos talentos, abertura de editais e revitalização de iniciativas já existentes estão nos programas dos concorrentes. O Cine Teatro Municipal e a comunidade negra dos Arturos são espaços citados pelos políticos como locais que devem receber investimentos. 

Contagem financia cerca de 60 projetos por ano por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Em 2019, foram R$ 90 mil destinados a cada uma das oito regionais. A ideia do projeto é descentralizar as manifestações culturais. 

Marília Campos (PT) pretende ampliar programas desse tipo. “Quero também descentralizar recursos nas várias regiões porque cada uma tem uma vocação”, explica a deputada. 

A intenção com os editais é revelar e reter talentos. “Faz parte do nosso projeto investir em formação e criar condições para que os agentes culturais fiquem em nosso município”. 

Alfredo (Patriota) vê carência no setor de shows e eventos e quer atrair empresas, além de investir no Cine Teatro Municipal. “Quero reformar o Cine Teatro de Contagem, para que a gente possa fazer uso dele e criar eventos, dando oportunidades aos artistas locais e também os quem venham de fora. Nossa prioridade será dar o incentivo para fomentar a área de shows”, diz o empresário. Para isso, Alfredo propõe usar recursos do município e da iniciativa privada.

Estimular a identificação dos moradores com a cidade é o objetivo do Coronel Fiuza (PTC). O policial militar reformado quer dar atenção ao patrimônio já existente. “Nós temos uma casa de caco de vidro, única no mundo, e ninguém valoriza. Temos a comunidade dos Arturos. Então temos que recuperar esses espaços históricos e fazer com que as pessoas se sintam pertencentes à cidade”, diz. 

A Casa de Cacos é obra do geólogo Carlos Luis de Almeida, construída entre 1963 e 1989. A alvenaria e seus móveis são cobertos por fragmentos de louça e vidro. Já Arturos é formada por descendentes de escravizados que chegaram ao Brasil vindos de Angola, no século XIX. O grupo promove manifestações como dança, teatro e música. 

Caso seja eleito prefeito, reformar o Cine Teatro e a Casa de Cacos são propostas do deputado estadual Professor Irineu (PSL) para a cultura da cidade. O político ainda pretende aproveitar o boom do Carnaval de rua da capital mineira para estimular a festa também em Contagem. 

“Tenho a intenção de fazer a extensão do Carnaval de Belo Horizonte até Contagem. Retomar o que foi no passado. Contagem é uma cidade próxima da capital e pode ter blocos e marchinhas, por exemplo”, diz o presidente municipal do partido. 

Dr. Wellington não aceitou dar entrevista.

Cobertura

Como anunciado antes do início da campanha, a Sempre Editora vai nortear sua cobertura pelas pesquisas contratadas junto à consultoria Quaest. Os cinco candidatos mais bem-colocados terão prioridade na divulgação de seu plano de governo e de seus compromissos. A cada nova pesquisa, se houver mudança de cenário, haverá também mudança de nomes priorizados. 

A pesquisa divulgada no dia 6 trouxe Marília Campos (PT) com 40% da intenção de votos, Doutor Wellington (Republicanos) com 4%, Coronel Fiúza (PTC) com 3%, Wellington Silveira (PL) com 2%, mesmo percentual de Alfredo (Patriota), Ivayr Soalheiro (PDT) e Professor Irineu (PSL). empatados com 1% estão: Felipe Saliba (DEM), Kaka Menezes (Rede), Lindomar Gomes (PMN) e Maria Lúcia Guedes (PV). Alvear Saraivva (Cidadania), Dulce (PMB), Márcio Bernardino (Novo), Rosa  & Stella (PSOL) e Sebastião Pessoa (PCO) não pontuaram. Ela ouviu 850 pessoas entre 1 e 3 de outubro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é MG03182/2020.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!