Minas

Eleições 2020: Em Contagem, Várzea das Flores é prioridade no meio ambiente

Ampliar a coleta seletiva também está nos programas dos candidatos

Por Rômulo Almeida
Publicado em 17 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A Várzea das Flores é foco de candidatos à Prefeitura de Contagem quando o tema é o meio ambiente. A represa é controlada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e serve como reservatório de água para Contagem, Betim e Belo Horizonte. A coleta seletiva de lixo também tem ganhado atenção dos postulantes. 

Dr. Wellington (Republicanos) diz que a região tem vocação para turismo e lazer, mas o município deve cobrar da companhia o tratamento do esgoto. “A primeira coisa é começar a expor a Copasa, porque ela joga esgoto na lagoa. A gente tem que aproveitar essa riqueza natural e fazer uma atração turística com responsabilidade e planejamento, respeitando o meio ambiente, e conscientizar a população”, diz o vereador. Para isso, ele pretende disponibilizar mais lixeiras ao redor da Várzea das Flores. 

Resposta. Em nota, a Copasa disse que "já elaborou e possui projetos em andamento para as regiões próximas à represa, que ainda não tem o atendimento de forma integral, visando sempre a preservação ambiental nestas localidades e da represa como um todo". A companhia informou que atua também com o programa Caça-Esgoto, que visa identificar ligações de esgoto irregulares em drenagens pluviais e corpos d'água, além de trabalhos de sensibilização ambiental para adesão dos usuários factíveis.

Reciclável

Alfredo (Patriota) quer aproveitar melhor o lixo. “Já conversei com uma das melhores empresas do mundo para cuidar do lixo, com tecnologia. Também devemos montar mais ecopontos, dando condições para não jogarem lixo na rua. Penso em dar incentivo para aqueles que separem o lixo e estudo, inclusive, um desconto no IPTU para quem tem esse procedimento. A compensação seria feita com a venda de material reciclável”, propõe. 

Ele ainda propõe parceria com a Copasa para a preservação da Várzea das Flores. “A Copasa só desfruta, não cuida da natureza. Ela deve cuidar das nascentes para manter as minas que abastecem a Várzea das Flores”, diz. 

A atual gestão diz cobrar incessantemente a ampliação da rede de esgoto da Copasa. “O lançamento de esgoto sem tratamento é feito em locais que não têm ainda a rede de esgoto, de responsabilidade da Copasa”, informa. Contagem tem um projeto que prevê que em 20 anos 100% dos bairros da área urbana serão atendidos pela coleta porta a porta de resíduos recicláveis. A atual gestão diz ainda que prioriza parceria com duas associações de catadores. Em junho, foi criado mais um galpão de triagem, na Várzea das Flores, totalizando 100 catadores associados. 

A prioridade de Marília Campos (PT) é uma revisão do Plano Diretor, que, segundo ela, interfere na represa. “Ele permite um processo de adensamento populacional”, alega. A deputada quer dar atenção especial ao parque Fernão Dias, uma das maiores áreas verdes da região metropolitana. “A gente vai fazer uma arborização planejada, cuidar das praças, parques e jardins e lutar pela reabertura do parque Fernão Dias”. O Estado deve lançar edital para concessão do parque em 2021. 

Arborizar a cidade é uma das propostas de Coronel Fiuza (PTC). Ele também critica o corte de espécies para a pavimentação no município. “Vamos trabalhar na conscientização e em projetos nas escolas para o plantio de árvores. É raro um local onde tem árvore. Estamos com o solo todo impermeável, e o clima está um forno”, declara.

Professor Irineu (PSL) defende que “a Copasa tenha participação efetiva na Várzea das Flores”, além de revisar o Plano Diretor. A análise da lei também está no projeto de Kaká Menezes (Rede), que quer criar política municipal de segurança hídrica e de gestão de águas. Em seu programa, Alvear Saraiva (Cidadania) promete reduzir o “consumo de água e energia em prédios públicos”. Felipe Saliba (DEM) propõe usar a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses em questões de saúde ligadas ao meio ambiente. 

Arborizar a cidade e modernizar veículos de coleta de resíduos é a proposta de Ivayr Soalheiro (PDT). Criar um programa de manejo de árvores é a ideia de Lindomar Gomes (PMN). Márcio Bernardino (Novo) fala em agilizar a liberação de alvarás. Maria Lúcia Guedes (PV) promete legislação para envolver empresas no plantio de árvores. Wellington Silveira (PL) quer conter o adensamento na Várzea das Flores. 

Rosa e Stella (Psol) e Dulce (PMB) não divulgaram seus planos de goevrno. No programa de Sebastião (PCO) não há projetos específicos para a área.

A Copasa foi procurada na tarde de ontem para falar sobre suas ações em Contagem, mas não se manifestou. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!