TV e rádio

Eleições 2020: Propaganda eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira

Serão dois blocos de dez minutos tanto no rádio quanto na TV e inserções ao longo do dia, exceto aos domingos

Por BERNARDO ALMEIDA
Publicado em 08 de outubro de 2020 | 20:30
 
 
 
normal

Começa nesta sexta-feira (9) a transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que vai até 12 de novembro, três dias antes da realização do 1º turno das eleições 2020.

Os programas eleitorais serão veiculados em dois blocos de dez minutos para os candidatos a prefeito, de segunda a sábado, e em inserções - que somadas contabilizarão 70 minutos diários - durante toda a semana, de 5h às 24h, para as candidaturas de prefeitos (42 minutos/dia) e vereadores (28 minutos/dia).

Os blocos serão transmitidos no rádio de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Já na TV, os programas dos candidatos serão exibidos de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40.

Em Belo Horizonte, dos 10 minutos disponíveis em cada bloco, João Vítor Xavier (Cidadania) é o que mais terá tempo para mostrar suas propostas, com 3 minutos e 16 segundos, o que equivale a 32,6% do tempo total. Sua coligação (“BH de Verdade”) terá direito ainda a 961 inserções. 

Alexandre Kalil (PSD) terá 2 minutos e 46 segundos e sua coligação (Coragem e Trabalho) terá ainda 816 inserções. Já Nilmário Miranda (PT) terá 1 minuto e 4 segundos do tempo de TV e rádio, além de 318 inserções. Somados os três candidatos respondem por mais de 70% do tempo disponível. Os 2 minutos e 54 segundos restantes dentro dos blocos serão divididos entre outros oito candidatos. (Confira a relação de tempo por candidato ao final da matéria).

A divisão do tempo de propaganda eleitoral é calculada em: 90% relativo ao número proporcional de deputados federais que cada partido elegeu nas eleições de 2018 e 10% dividido igualmente entre os partidos que têm candidato a prefeito.

Os candidatos Bruno Engler (PRTB), Wanderson Rocha (PSTU), Marilia Domingues (PCO) e Cabo Xavier (PMB) não terão direito ao horário eleitoral gratuito porque seus partidos deles não superaram a cláusula de barreira nas eleições de 2018.

Contagem

As cidades acima de 200 mil eleitores e que não têm emissora geradora de televisão podem solicitar a transmissão do horário eleitoral em bloco dos seus candidatos a prefeito. Em Minas é o caso de Betim, Ribeirão das Neves e Contagem. Somente Contagem fez tal solicitação e terá a exibição desses blocos.

Dos 10 minutos disponíveis em cada bloco, Marília Campos (PT) terá direito a 2 minutos e 29 segundos, enquanto Felipe Saliba (DEM) terá 2 minutos e 25 segundos. Professor Irineu (PSL), com 1 minuto e 2 segundos, e Doutor Wellington (Republicanos), com 1 minuto e 1 segundo, fecham a lista dos candidatos à prefeitura com mais tempo de propaganda. Os 3 minutos e 3 segundos restantes ficarão divididos entre sete candidatos.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!