Crescimento

Eleições em BH: Áurea Carolina aposta em virada de voto pra chegar ao 2° turno

Candidata aparece tecnicamente empatada com João Vítor Xavier (Cidadania) em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto

Por Thaís Mota
Publicado em 20 de outubro de 2020 | 20:00
 
 
 
normal

Tecnicamente empatada com João Vítor Xavier (Cidadania) em segundo lugar na disputa eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte, Áurea Carolina (PSOL) vislumbra uma possibilidade de chegar ao segundo turno e aposta em uma estratégia que chama de “vira voto” na capital mineira.

“A gente tem trabalhado na estratégia vira-voto, mobilizando esse encantamento e essa esperança de que é possível sim ter uma alternativa progressista em Belo Horizonte. E a gente tem conversado amplamente, investido nesse trabalho de rede e de pessoas que fazem porque estão apostando conosco nessa virada”, disse a candidata

No entanto, o resultado da última pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora e divulgada na segunda-feira (18) pelo jornal O TEMPO, aponta o prefeito Alexandre Kalil (PSD) com 64,8% das intenções de voto e com grande chance de vencer as eleições ainda no primeiro turno.

Áurea atribui esse resultado à exposição do prefeito na mídia, tanto pelo fato de sua atuação à frente do Executivo municipal como também pela aliança partidária em torno de sua candidatura, o que lhe garante o segundo maior tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuito.

“Não dá pra comparar a vantagem que o Kalil tem. Ele está permanentemente na mídia e o fato de estar na cadeira de prefeito já dá essa vantagem. A reeleição é um instrumento muito forte. São campanhas que têm muito tempo de rádio e TV em função das alianças eleitorais que foram feitas, a dele e a de João Vítor Xavier. E nós, de forma muito diferente temos pouquíssimos segundos em rádio e TV e temos uma campanha muito mais modesta”, destacou. 

Ela acrescentou ainda que, mesmo diante desse contexto, considera ainda mais “significativo esse crescimento” registrado por sua candidatura e acredita que esses resultados tendem a mudar porque muita gente ainda está se inteirando da campanha eleitoral. Ela acredita ainda que a pandemia de coronavírus e a vilanização da política contribuem para um afastamento das pessoas do debate eleitoral.

“Eu estou animada. Nós temos aí um pouco menos de quatro semanas pela frente e tem muito espaço ainda. Muita gente está se inteirando justo agora de  que a gente está em período de campanha eleitoral. Então, a pandemia, junto com a realidade que foi se conformando no Brasil, de distanciamento de grande parte da população da política e de  uma descrença muito grande, isso tudo tem efeito. Muitas pessoas sequer estão acompanhando o que está acontecendo”, disse. 

Apoio

Na última segunda-feira, Áurea Carolina publicou em suas redes sociais um vídeo em que o ator da Globo, Wagner Moura, endossa sua campanha à prefeitura da capital. “Eu quero ver mais pessoas como Áurea Carolina em espaços de poder no nosso País. E eu tenho certeza que ela será uma extraordinária prefeita em Belo Horizonte”, diz o global.

Questionada sobre o vídeo fazer parte de uma estratégia para atrair ainda mais eleitores a partir do apoio de pessoas famosas, Áurea confirmou, mas disse que isso também demonstra “o alcance nacional” de seu trabalho na política. 

“Esses apoios de peso, de figuras públicas muito conhecidas, nos ajudam a consolidar esse trabalho que a gente já vem realizando na Câmara dos Deputados em articulação com movimentos populares do Brasil inteiro e com a oposição no Congresso Nacional, assim como tem sido na Assembleia de Minas e na Câmara Municipal. Então, eu acho que diz de um reconhecimento e de uma avaliação com base no nosso trabalho. Não são pessoas que gratuitamente estão dizendo que nos apóiam, são pessoas que nos conhecem e nos acompanham. Wagner nos conhece”, disse.

Acrescentou ainda que esse tipo de apoio ajuda que ela tenha um alcance maior e faz com que pessoas que ainda não conhecem sua candidatura possam conhecer a partir de uma figura pública que chama mais a atenção.

Somos a única candidatura competitiva capaz de derrotar o ‘bolsonarismo’ em BH, diz Áurea

Uma estratégia que tem sido muito adotada pela candidata e deputada federal Áurea Carolina (PSOL) nessa etapa da campanha é contrapor sua candidatura aos candidatos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). 

Ela aposta na tentativa de conquistar o eleitor que desaprova a gestão do presidente na capital mineira. Segundo a última pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora, eles somam 46,64% dos eleitores da capital, contra 49,12% que aprova.

Nesse sentido, Áurea diz que tem “a única candidatura competitiva entre as primeiras posições e que, nesse momento, tem condições de derrotar o bolsonarismo de uma vez por todas em Belo Horizonte”.

Com uma atuação de oposição ao governo federal no Congresso Nacional, Áurea coloca em questão o posicionamento das candidaturas de João Vítor Xavier (Cidadania) e do próprio Alexandre Kalil (PSD) em relação a Bolsonaro. 

“A candidatura de João Vítor Xavier de certa forma ainda tem sinalizações que dialogam com o bolsonarismo na nossa cidade e o próprio prefeito Alexandre Kalil, na sua base de governo na Câmara Municipal, tem vereadores bolsonaristas. O seu partido, o PSD, no Congresso Nacional faz parte das negociatas do centrão com o governo federal” afirma. 

Ela também falou sobre isso nesta terça-feira em uma live nas redes sociais do Alma Preta, que se apresenta como uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. No evento virtual, ela destacou a importância de uma candidatura de esquerda para combater o que chama de “bolsonarismo”, não só em BH, mas também para as próximas eleições a nível nacional. 

“As eleições municipais têm um papel decisivo nesse momento que a gente está atravessando porque é daqui que vão se consolidar as candidaturas que poderão em 2022 ter uma influência forte no jogo. O que está sendo traçado agora vai determinar muito o que vai acontecer no próximo período. Então, a gente tem uma preocupação muito grande com a necessidade de isolar esse campo bolsonarista nas nossas cidades”, disse.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!