Santa Tereza

Eleições em BH: Áurea Carolina visita o Quilombo Souza, no Santa Tereza

Em agenda na tarde desta quarta-feira, a candidata conversou com as famílias que moram no local há mais de 100 anos e lutam pelo reconhecimento da propriedade

Por Thaís Mota
Publicado em 07 de outubro de 2020 | 19:30
 
 
 
normal

A candidata Áurea Carolina conheceu na tarde desta quarta-feira (7) o Quilombo Souza, no bairro Santa Tereza, região leste de Belo Horizonte. Ela conversou com as famílias que moram no local há mais de 100 anos e que lutam pelo reconhecimento da propriedade da área.

No encontro, a candidata reafirmou seu compromisso com o que chamou de “orçamento de igualdade, a partir de uma construção participativa para garantir que os serviços públicos - escolas, centros de saúde, praças, parques, limpeza urbana iluminação, entre outros, terão a mesma qualidade na cidade”.

Ela também destacou a importância do quilombo como resistência e preservação de uma cultura. “A gente quis hoje nessa agenda manifestar o nosso apoio irrestrito a essa luta que é uma luta digna, uma luta pela preservação desses modos de vida na cidade.Belo Horizonte tem hoje quatro quilombos urbanos - além do Souza, tem também Luízes, Mangueiras e Manzo - e esses quilombos são espaços de preservação da vida, de construção de vínculos comunitários, de cuidado com a natureza, de bem-viver, são quintais que produzem alimentos e laços de afetividade e respeito às tradições”, disse a candidata.

O Quilombo Souza existe há mais de 100 anos e abriga 14 famílias. A área é alvo de disputa judicial, no ano passado, chegou receber uma ordem de despejo que acabou suspensa. Também em 2019, a Fundação Cultural Palmares reconheceu o Quilombo Souza como Comunidade Quilombola Família Souza - a quarta em contexto urbano de BH. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!