Obras

Eleições em BH: Nilmário fala em democracia ameaçada, e quer 'o povo no poder'

Meta do candidato é dar força ao Orçamento Participativo, cujo programa tem cooperação popular, mas ficou enfraquecido nos últimos anos

Por Gabriel Moraes
Publicado em 06 de novembro de 2020 | 18:00
 
 
 
normal

Durante propaganda eleitoral veiculada durante esta semana no rádio e na televisão, o postulante à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) Nilmário Miranda (PT) afirma que a democracia no Brasil está ameaçada, principalmente depois que Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu a cadeira de presidente da República.

Para tentar reverter essa situação, pelo menos em BH, se eleito, ele pretende voltar a realizar obras na capital com o "aval" da população, no chamado Orçamento Participativo (OP). Atualmente, a gestão do prefeito Alexandre Kalil (PSD) faz trabalhos que ficaram pendentes de governos passados.

"Desde o fim da ditadura, a democracia nunca esteve tão ameaçada. Todo mundo sabe que Bolsonaro não gosta da democracia. Quem não gosta do povo, não gosta do debate, nem da participação popular. Não gosta do Orçamento Participativo, por exemplo. A mais democrática das formas de governo, que nós criamos lá atrás, na época do Patrus Ananias", afirmou Miranda.

"A população participa diretamente do governo da cidade, escolhendo as obras de sua área, determinando as prioridades. O prefeito de BH falou besteira sobre o Orçamento Participativo. Disse que era festa, que era demagogia. A participação popular é o povo no poder. Temos que ter mais, e não menos. Só personalidades autoritárias não entendem isso", explica.

Conforme o petista, seu mandato vai andar lado a lado com os habitantes da cidade. "No meu governo, não vou abrir mão do Orçamento Participativo. Nós vamos ampliar e fortalecer os Conselhos Populares, ouvindo e trabalhando junto com a população. Nossa prefeitura não tem medo de povo, pelo contrário, vai ser feita de gente para gente", completa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!