Equipamentos culturais

Eleições em BH: Nilmário quer descentralizar a cultura na cidade

Petista quer investir em cultura popular e festivais e ressalta que Carnaval não deve acontecer na data tradicional

Por Franco Malheiro
Publicado em 01 de outubro de 2020 | 18:49
 
 
 
normal

Candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Nilmário Miranda pretende investir em centros culturais das nove regionais caso seja eleito. Ele defende que todos tenham acesso aos equipamentos culturais, mas não apenas no centro da cidade. “Indo para os bairros, temos centros culturais esvaziados. É preciso fortalecê-los, levar cultura e espaço de se fazer cultura a todos os cantos”, apontou.

Ele afirmou que o histórico e a tradição cultural da cidade são importantes e merecem ser preservados, mas que também buscará expandir investimentos na valorização da cultura popular. “Belo Horizonte tem uma tradição cultural reconhecida mundialmente, seja na música ou na dança, e tudo isso é importante, mas precisamos também valorizar e elevar toda cultura produzida e feita pelo povo daqui. Temos que dar a essas manifestações, que são a identidade das pessoas, lugar de destaque”, disse.

Ainda segundo o petista, é preciso construir mecanismos, sobretudo para o pós-pandemia de Covid-19, que fortaleçam os grandes eventos na cidade, como os festivais. “Belo Horizonte possui em seu calendário grandes festivais, de reconhecimento internacional, como o FIT (de teatro) o FAN (de arte negra) e o FIQ (de quadrinhos) e também eventos importantes. Precisamos fortalecê-los, pensar formas de realizá-los principalmente nesse pós-pandemia”, defendeu, ressaltando que a cultura atrai turismo e movimenta uma cadeia produtiva de criação de emprego. 

O postulante à PBH afirmou que, devido à pandemia, não há possibilidade de realizar o Carnaval na data tradicional, mas que a equipe dele tem buscado dialogar com representantes dos blocos para construir uma solução responsável. “Talvez um carnaval temporão, em outra data”, completou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!