Saúde

Eleições em BH: Wanderson Rocha defende estatização de hospitais filantrópicos

Candidato do PSTU diz que pandemia escancarou 'opção capitalista' do governo por priorizar socorro às empresas

Por Carlos Amaral
Publicado em 07 de outubro de 2020 | 17:48
 
 
 
normal

Candidato à prefeitura de Belo Horizonte pelo PSTU, Wanderson Rocha afirmou que é preciso acabar com as parcerias público-privadas (PPPs) na área da saúde. O postulante ao cargo de prefeito defende a estatização total do sistema público de atenção, inclusive de hospitais com gestão filantrópica: “A maior parte da verba dos hospitais filantrópicos vem do governo e de doações. E como em outros setores, defendemos que o dinheiro público tenha tratamento certo, com conselhos populares na gestão,” destacou.

Na opinião do candidato, a pandemia do novo coronavírus serviu também para confirmar o uso indevido que é feito do dinheiro público nas PPPs. Ele cita casos de corrupção expostos, como do estado do Rio de Janeiro e a gestão duvidosa de hospitais de campanha por Organizações Sociais (OSs).

Wanderson reforça que a crise sanitária expôs a "opção capitalista” dos governos por priorizar socorro às empresas e deixar o trabalhador da saúde desamparado: “Muitos políticos aplaudiram os profissionais da saúde, com razão. Mas o que vimos também foi falta de material e também redução de salários pro trabalhador privado e congelamento da carreira do servidor público da saúde”, afirmou.

Para desafogar o sistema de saúde municipal, o candidato do PSTU defende em seu plano de governo a descentralização de Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e a construção de hospitais municipais em prédios já existentes da administração municipal, um na rua Paracatu e outro na rua Paraíba, onde chegou a funcionar a Clínica dos Servidores Municipais. Ele também defende a criação de programas específicos para saúde de negros, mulheres e população LGBTI+.

Agenda

Nesta quarta-feira (07) Wanderson fez duas transmissões ao vivo nas redes sociais. O candidato falou de propostas e respondeu eleitores. Ele também gravou vídeos de campanha.  

Na quinta-feira (08), ele participa de um ato pela garantia de emprego dos trabalhadores terceirizados da rede municipal de ensino de e também acompanha uma plenária de estudos sobre o estatuto e carreira dos servidores públicos de BH. À noite, participa de reunião do comitê de campanha do setor de educação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!