Impulsionamento

Eleições em Contagem: Candidatos apostam em rede social na reta final

Felipe Saliba e Marília Campos gastaram juntos, até agora, quase meio milhão de reais durante a campanha com anúncios

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 23 de novembro de 2020 | 19:34
 
 
 
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A menos de uma semana para a definição do segundo turno em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Felipe Saliba (DEM) e Marília Campos (PT) já gastaram, juntos, durante o período eleitoral, quase meio milhão de reais com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais.  Segundo dados do Facebook – que administra a rede do mesmo nome e o Instagram -, entre os dias 15 e 21 de novembro os adversários gastaram cerca de R$ 96,5 mil com anúncios.

O Facebook não divulga os números exatos inerentes aos valores pagos, público alcançado nas redes e impressões com os conteúdos impulsionados. Tudo é divulgado por meio de estimativas. Segundo a plataforma, por exemplo, o candidato que concorre pelo Democratas pagou por cerca de 290 materiais desde agosto nas redes, totalizando aproximadamente R$ 287,3 mil, enquanto a petista impulsionou cerca de 550 postagens em um total aproximado de R$ 174,5 mil.

Os valores também variam bastante. Saliba impulsionou conteúdos que inicialmente custaram entre R$ 100 e R$ 199 e chegou a pagar por serviços que chegavam à faixa dos R$ 5.000 em um vídeo nos últimos dias em que apresentava a proposta de diminuir os impostos na cidade da região metropolitana. Já o montante pago recentemente por Marília em impulsionamentos variou da faixa de R$ 200 - R$ 299 a R$ 5.000 – R$ 6.000. A deputada estadual apostou em conteúdos em que mostra o apoio de políticos, como o Dr. Wellington (Republicanos), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno e é visto como uma figura importante na segunda data.

A campanha do advogado Felipe Saliba tem diversificado o alcance potencial das postagens. Por vezes, impulsiona conteúdo com alcance entre 5.000 a 10 mil usuários, depois de 10 mil a 50 mil e em outras ocasiões opta pelo alcance de 100 mil a 500 mil internautas. Já Marília Campos tem demonstrado preferência pela faixa de 100 mil a 500 mil pessoas, que é a mais utilizada recentemente. Em outras 24 ocasiões, entre setembro e outubro, a petista optou por impulsionar conteúdos que tinham o potencial de atingir mais de 1 milhão de usuários nas redes sociais geridas pelo Facebook.

Em contato com a reportagem, Saliba disse que atualmente a internet é um instrumento fundamental para levar conhecimento para parte da população e ressaltou que é uma alternativa no período eleitoral, já que algumas pessoas não conseguem acompanhar o programa eleitoral em rádio e televisão. “Ainda é uma propaganda bem mais limpa, não suja a cidade, leva a mensagem aos eleitores de uma forma digital. Uma grande parcela da população tem um acesso fácil à internet, tem um acesso através de um celular e ali vai através das redes sociais, Facebook ou Instagram, e quando tem essa informação fica mais fácil, e por meio dessas redes sociais, as pessoas podem receber os vídeos, imagens, link que me apresente e, principalmente, apresentem as nossas propostas e tudo que a gente quer trazer de melhoria para Contagem”, afirmou o candidato.

Já Marília Campos ressaltou que já investia em redes sociais antes e que “agora intensificou os impulsionamentos para que a mensagem dela possa combater as mentiras”. “O foco tem sido esse (de combater fake news) porque os adversários têm uma postura de em vez de falarem deles, falarem da gente. Falam que vou trazer todo o PT de volta, falam que vou fechar igrejas evangélicas, então utilizo as redes para profundar as minhas mensagens programáticas e também para esclarecer alguns pontos”, explicou.

Saliba foca nos indecisos e Marília vai para as ruas

Na reta final de segundo turno, o candidato Felipe Saliba (DEM) quer focar nos eleitores indecisos e naqueles que não compareceram às urnas no último dia 15. Se somados, brancos, nulos e abstenções do primeiro turno totalizaram 36% do eleitorado da cidade. Em contato com a reportagem, o candidato disse que continua empenhado em manter o diálogo com a população e mostrar “o compromisso firmado ao longo de toda a campanha e demonstrar o preparo e capacidade para que possa fazer uma administração diferente, não política, mas voltada para resolver os problemas da cidade”.

Para o advogado, “é extremamente importante o eleitor de Contagem ir votar, escolher o destino dele e o futuro da cidade nos próximos quatro anos”. “O voto daquele eleitor que não compareceu às urnas pode definir o futuro da cidade e trazer um futuro muito melhor, estamos empenhados em convencer aqueles indecisos e realmente ter as propostas apresentadas como compromisso para a cidade”, completou.

Já Marília Campos (PT) pretende focar a última semana em agendas de rua, como carreatas e algumas reuniões. A petista contou que no primeiro turno optou por não descer do carro nas agendas, mas que agora tem conversado de maneira mais próxima da população e escolheu participar de reuniões presenciais também.

Perguntada sobre o motivo da nova postura no segundo turno, Marília argumentou que as pessoas querem ficar mais perto dela e que é “quase uma exigência”, já que após a primeira votação ela recebeu apoio de outros candidatos que têm “bases dispersas” pela cidade. 

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