Prefeitura

Em Contagem, frear inundações e deslizamentos são desafios de candidatos

Candidatos querem continuar obras e fazer mini-bacias por todo o município

Por Rômulo Almeida
Publicado em 14 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

Das 3.000 ocorrências registradas pela Defesa Civil de Contagem relacionadas às chuvas neste ano, 2.700 são de deslizamentos, alagamentos e inundações. Um dos desafios do próximo prefeito é dar prosseguimento à construção de bacias de contenção planejadas pelo município em parceria com o Estado – outros três empreendimentos desse tipo aguardam recursos do governo de Minas para avançar. E os concorrentes à prefeitura propõem ainda medidas de redução de danos, como a retirada de pessoas de áreas de risco e a limpeza de bocas de lobo. 

Alfredo, do Patriota, que é ex-secretário de Obras e Serviços Urbanos diz que a solução permanente passa pela construção de bacias capazes de conter os alagamentos. “Não adianta nenhum paliativo. Temos que criar as bacias de contenção. Já tem o projeto pronto, e o recurso é dos governos estadual e federal. As bacias custam, no mínimo, R$ 600 milhões. E eu pretendo cobrar, porque o projeto está pronto, mas ficam em um jogo de empurra”, afirma. 

Para evitar deslizamentos, Alfredo promete fiscalizar construções irregulares e cobrar da Copasa atuação no saneamento básico. “Contagem precisa trabalhar junto à Copasa, que recebe quase 50% da conta de água referente a esgoto, mas não faz nada nesse sentido”, diz o empresário. 
A Prefeitura de Contagem informou que a bacia B2, na praça da rua Rio Volga, continua em obras. Outras três bacias aguardam a liberação de recursos do Estado para serem implantadas. Após as chuvas do início do ano, o Estado firmou um convênio para repassar verba a Contagem para dar andamento a projetos de contenção de enchentes.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informou, em nota, que estão sendo executados os serviços de Requalificação Urbana e Ambiental e de Controle de Cheias do Córrego Riacho das Pedras, que prevê a construção de duas bacias de detenção de cheias: Bacia B2 (Praça Rio Volga) e Bacia B5 (Rua Arterial, próxima à empresa Toshiba). As obras da Bacia B2 foram retomadas na atual gestão do Governo de Minas, em fevereiro de 2020, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021. A ação é uma parceria entre Governo do Estado com a Prefeitura de Contagem e Governo Federal.

Mini-bacias

Além de citar as grandes bacias de contenção, Coronel Fiuza (PTC) planeja viabilizar a construção de pequenas bacias, que podem ficar sob a responsabilidade, por exemplo, de construtoras. “Um lote de 300 m² teria uma bacia de 3.000 litros. Quando chover, a bacia encheria e, depois, transbordaria para a rua. Se nesses projetos que estão vindo para Contagem, de condomínios, for obrigatória a construção da caixa, você segura a água no próprio terreno”, planeja.

Outro foco de Fiuza é o aprimoramento da Defesa Civil para um trabalho preventivo junto aos moradores de regiões de encostas. “A Defesa Civil deve ser mais bem equipada e preparada. A incompetência da administração pública deixou que as pessoas morassem em área de risco, mas, onde já existe o risco, temos que treinar a população para fazer a autoproteção”, explica o ex-secretário adjunto de Defesa Social da cidade

O candidato Wellington Silveira (PL) também planeja a construção de pequenas bacias. “As micro-bacias são obras mais baratas, que atenuam o problema. Estou estudando a construção dessas estruturas pela cidade”, diz o advogado. Wellington ainda afirma que vai fazer parte de seu governo a manutenção rotineira dos bueiros do município.

Proposta é investir em meteorologia

O deputado estadual e candidato à prefeito Professor Irineu (PSL) diz que vai agir em conjunto com outras prefeituras da região metropolitana e investir em meteorologia. 

“Temos que ampliar as parcerias com o Estado. Tenho que ser um governo metropolitano para que a gente possa resolver o problema em parceria com o governo federal e outros, porque eu sou do partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, e nós podemos fazer isso. Precisamos também fazer com que, principalmente quem mora em áreas de risco, saiba quando vai chover”, declara o parlamentar. 

Tratamento correto do lixo para facilitar drenagem da água

Ivayr Soalheiro (PDT) pretende atuar no tratamento do lixo para facilitar a drenagem da água nas ruas de Contagem, na região metropolitana. Para isso, o vereador pretende criar locais apropriados para a população depositar rejeitos.

“Queremos criar Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes, os ecopontos, em toda a cidade. É necessário que a disposição de lixo seja feita da forma correta. Com isso, evitaremos que o lixo e o entulho vão para os bueiros, causando o entupimento. Temos que ampliar os serviços de manutenção regular dos bueiros e córregos da nossa cidade”. 

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) foi questionada e informou que são feitas regularmente ações preventivas como limpeza, desobstrução de redes e de boca de lobo, além de intervenções de drenagem e de desassoreamentos de córregos. 

Retomada

A deputada estadual Marília Campos (PT) promete retomar o trabalho iniciado em suas gestões passadas à frente da prefeitura, entre 2005 e 2012. “A primeira questão é a conclusão da obra do córrego Ferrugem, hoje executada pelo Estado. É uma obra que nós negociamos na época em que eu fui prefeita, em uma articulação com a prefeitura de BH, o governo estadual e o governo federal”, propõe. 
Para conter os alagamentos em outros pontos do município, Marília Campos promete fazer um estudo e buscar recursos para outras obras de infraestrutura. “Essas obras envolvem construção de moradia, desapropriação, saneamento. Então, ou buscamos recursos federais ou fazemos financiamentos”, garante a petista.

Sem resposta

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o candidato à Prefeitura de Contagem Dr. Wellington, do Republicanos, mas, até a conclusão desta reportagem, o político não havia retornado o contato.

Maria Lúcia Guedes (PV) conversou com lideranças da educação e se reuniu com a equipe de campanha. No início da noite, se reuniu com equipe de mídias sociais.

Márcio Bernardino (Novo) se reuniu com Frank Sinatra, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). Ele ainda visitou empresários da indústria da estamparia e se reuniu com apoiadores.

Dulce (PMB) passou o dia em gravações para as redes.

Felipe Saliba (DEM) fez caminhada no Eldorado e no Novo Riacho.

Alvear Saraiva cumpriu agenda interna. E os outros candidatos não responderam.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!