Convenção

Eleições em BH: PCdoB define Wadson Ribeiro e Katia Vergílio como candidatos

Além do executivo, partido apresentou 50 nomes que disputarão uma vaga na Câmara Municipal

Por Angel Drumond
Publicado em 16 de setembro de 2020 | 19:26
 
 
 
normal

Em convenção realizada na tarde dessa quarta-feira, o PCdoB confirmou o nome de Wadson Ribeiro, para a disputa à Prefeitura da capital mineira (PBH). O evento, que aconteceu na sede regional do partido, em Belo Horizonte, contou apenas com delegados e delegadas da legenda de acordo com os protocolos de segurança da Covid-19.

Além de Wadson, o partido também apresentou o nome de Katia Vergílio como candidata a vice-prefeita, formando assim uma chapa pura.

“Fiquei muito feliz com a indicação da nossa querida amiga Katia Vergílio, uma jovem, moradora do Barreiro, da Vila Pinho, que tem uma história na luta pela moradia na cidade de Belo Horizonte. Junto com a Katia, eu quero discutir com cada cidadão de Belo Horizonte a perspectiva de uma cidade mais inclusiva, mais desenvolvida, uma cidade que olhe pela maioria da população que hoje se encontra esquecida e a margem de qualquer projeto social”, disse o candidato à prefeitura sobre a escolha da vice.

Wadson relembrou os problemas que a cidade tem vivido nos últimos quatro anos durante a gestão do atual prefeito Alexandre Kalil. O candidato falou da crise agravada pela pandemia do Covid-19 e do plano emergencial que a capital necessita.

“A situação da pandemia agravou uma situação de muita dificuldade que a cidade vivia, desemprego crescente e crianças que ficaram quase cinco meses sem aula. Mais do que um plano de governo, nós apresentaremos a Belo Horizonte um verdadeiro plano emergencial. A Prefeitura de Belo Horizonte infelizmente não conseguiu nos últimos quatro anos atrair investimentos que pudessem modernizar a cidade, que pudesse gerar empregos”, completou.

Luciana Santos, presidente nacional do partido e vice-governadora de Pernambuco, mandou a uma saudação virtual aos escolhidos. “Que vocês possam fazer um bom combate, com muito espirito de unidade e luta”, disse.

Entre os presentes estavam a ex-deputada federal Jô Moraes, que concorre a uma vaga na Câmara Municipal e Gilson Reis, que disputará a mais uma eleição como candidato a vereador.

Gilson, que já faz parte do legislativo na atual gestão, cumprimentou os diretores do partido e fez duras críticas aos companheiros de trabalho.

“Queria cumprimentar a direção do partido que teve um desafio extraordinário de construir uma chapa com 50 candidatos a vereador e a vereadora. O nosso objetivo é estar presente em toda cidade de Belo Horizonte, em todas as regionais, em todas as áreas, saúde, educação e ambiental. Estou na Câmara há oito anos e tenho clareza que hoje temos a pior Câmara Municipal na história de Belo Horizonte. Atrasada e sem compromisso com a cidade, com a população e com os movimentos organizados”, disse o candidato.

Além de Jô Moraes e Gilson Reis, a convenção partidária também definiu outros 48 nomes, entre homens e mulheres, que disputam uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte para as eleições de novembro.

Saiba um pouco mais sobre o candidato ao executivo de Belo Horizonte

Wadson Ribeiro, de 44 anos, além de candidato à Prefeitura de Belo Horizonte também é o Presidente estadual do PCdoB, partido do qual é filiado há 27 anos. Quando estudante, o comunista foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e presidente da União da Juventude Socialista (UJS).

O candidato também foi secretário-executivo do Ministério do Esporte em 2007, e deputado federal eleito em 2015.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!