DataTempo/Quaest

Pesquisa em Betim: Vittorio Medioli amplia frente e deve vencer em 1º turno

Prefeito de Betim alcança 75,6% dos votos válidos, aponta DataTempo/Quaest

Por Vittorio Medioli

Publicado em 11 de novembro de 2020 | 03:00

 
 
Vittorio Medioli, prefeito de Betim, explicou todas as ações tomadas pela gestão para enfrentamento da pandemia de coronavírus Vittorio Medioli, prefeito de Betim, explicou todas as ações tomadas pela gestão para enfrentamento da pandemia de coronavírus Foto: Reprodição
Vittorio Medioli
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Vittorio Medioli Vittorio Medioli
aspas
normal

O prefeito e candidato à reeleição no município de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Vittorio Medioli (PSD), ampliou sua vantagem sobre os demais concorrentes e deve vencer as eleições na cidade ainda no primeiro turno. É o que aponta a mais nova pesquisa DataTempo/Quaest contratada pela Sempre Editora

A vantagem de Vittorio Medioli aumentou tanto na pesquisa estimulada quanto na modalidade espontânea. A diferença entre os índices do prefeito e a soma dos demais concorrentes (projeção de votos válidos) também cresceu entre o dia 7 de outubro, quando foi divulgado o primeiro levantamento, e hoje.

Se as eleições fossem hoje, Vittorio Medioli teria 75,6% dos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. É assim que a Justiça Eleitoral disponibiliza os resultados. No início de outubro, o prefeito registrava 71% dos votos válidos, de acordo com o DataTempo/Quaest.

Ao serem analisadas as intenções de voto totais na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Vittorio Medioli passou de 54% no início de outubro para 62% agora. Enquanto isso, Maria do Carmo, hoje sua principal concorrente, ficou estacionada em 11% das intenções de voto.

Atrás dos dois primeiros colocados, Dr. Vinícius (Rede) oscilou negativamente na pesquisa. Ele passou de 6% em outubro para 4% agora. 

Empatados tecnicamente com Dr. Vinícius, considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, aparecem, na pesquisa estimulada, Junio Araujo (Solidariedade) e Dr. Xaropinho (MDB), que fizeram movimentos inversos. O primeiro oscilou de 1% para 2% no período. O segundo passou de 2% para 1%.

Fernando Mendonça (PRTB) e Gabriela Clemente (PSOL) registraram 0% de intenções de voto nos dois levantamentos feitos pelo DataTempo/Quaest. Já Zulu (PCB) passou de 1% para 0%. Os que afirmaram que não votarão em ninguém, votarão em branco ou nulo são hoje 10%. Na pesquisa anterior eles eram 12%. Os que não souberam ou não responderam são agora 8%. No início de outubro eram 12% também.

A pesquisa DataTempo/Quaest também mediu as intenções de voto dos candidatos à Prefeitura de Betim no cenário espontâneo, quando os nomes dos concorrentes não são apresentados ao eleitor. Esse cenário ajuda a medir o quão sólidas estão as escolhas nos candidatos no pleito.

Nesse levantamento, Vittorio Medioli aparece com 56% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 44% das intenções. Já a segunda colocada, Maria do Carmo, tem hoje 8% das intenções no cenário espontâneo. Ela aparecia com 4% na primeira pesquisa.

Na sequência, Dr. Vinícius foi citado por 2% dos entrevistados em Betim. Já Dr. Xaropinho e Junio Araujo foram citados por 1% cada um. Fernando Mendonça, Gabriela Clemente e Zulu não atingiram nem 1% no levantamento feito agora em novembro. 

Outros candidatos que não estão na disputa foram citados por 1% dos betinenses. Os que disseram que não votarão em ninguém, votarão em branco ou nulo são hoje 11%. Os que não souberam ou não responderam somam 20%.

Dados. A pesquisa Datatempo/Quaest foi contratada pela Sempre Editora e realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, com 1.000 entrevistas. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no TRE-MG é o MG-07383/2020.

Oito em cada dez não mudam mais o voto

Os resultados da pesquisa DataTempo/Quaest feita com 1.000 eleitores entre os dias 7 e 9 de novembro mostram que quase oito em cada dez betinenses dizem não ter mais a intenção de mudar seu voto até o dia da eleição. Segundo o instituto, 79% dos eleitores de Betim afirmam que estão “totalmente decididos no voto”. Por outro lado, 20% dizem que seu voto ainda pode mudar. Os que não souberam ou não responderam a essa pergunta são 1%.

O instituto também mediu quem os eleitores de Betim acham que vencerá as eleições. Um total de 78% deles acredita que Vittorio Medioli (PSD) será reeleito. Por outro lado, 5% apostam em uma vitória de Maria do Carmo (PT). Houve ainda 1% dos eleitores citando Dr. Vinícius. Os que não souberam ou não responderam são 14%. Os valores podem não chegar a 100% em razão de arredondamentos estatísticos ou citações de candidatos que não alcançaram 1%.