Região do Rio Doce

Prefeitura de Governador Valadares tem 11 pré-candidatos

Último pleito, em 2016, apenas quatro candidatos concorreram ao Executivo municipal

Por Angel Drumond
Publicado em 22 de setembro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

A corrida pela prefeitura de Governador Valadares, na região do Rio Doce, promete ser bastante acirrada. Diferentemente do último pleito em 2016, quando apenas quatro candidatos concorreram ao Executivo, neste ano, são 11 pré-candidaturas acertadas nas convenções partidárias.Apenas quatro apresentaram registro até o fechamento dessa edição.

Já definido como pré-candidato à reeleição no município, mas ainda sem registro no TRE, o engenheiro, comerciante e produtor rural André Merlo (PSDB) concorre à vaga pela terceira vez. Derrotado em 2012 e consagrado prefeito em 2016, desta vez ele terá David Barroso (Democratas) como vice, formando a coligação Juntos para Fazer mais por Valadares (PSDB, DEM, MDB, PDT, Podemos, PTC e PV).

Dr. Luciano (PSC), vice-prefeito, e rompido com a atual gestão, é médico ginecologista e já foi vereador em dois mandatos na cidade. O pré-candidato, ainda não registrado, terá como companheiro de chapa Robinho Miffareg (MDB) em coligação ainda sem nome, mas composta pelos partidos Cidadania, MDB, PROS e PSC. 

Coronel Élio Lacerda (PSL) e Stella Braga (PSL) serão os representantes do partido no pleito. Coronel reformado da Polícia Militar, essa será sua primeira disputa eleitoral. 
Outro estreante eleitoral é Fábio Persi (PMN). O comerciante terá o companheiro de partido Marcílio Teixeira como pré-candidato a vice na chapa. 

Outra chapa pura registrada é a de Mozart Coelho e Adrielle Andrade Lemos representando o Solidariedade como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Experiente em eleições, Mozart já concorreu para vereador e para deputado federal pelo PDT. 

Natural de Governador Valadares, Coronel Miranda (PRTB), após 30 anos de carreira militar, concorre ao Executivo em sua primeira disputa eleitoral. Mauro Bonfim (PRTB) será seu companheiro de chapa com o apoio do PP na coligação Aliança por Valadares. 

Pré-candidatos definidos em convenções partidárias
 
Leonardo Monteiro (PT) é pré-candidato a prefeito pela primeira vez. O petista, eleito deputado federal em 2002, está na quinta legislatura seguida e terá Clédio Matos de Carvalho (PT) como candidato a vice. Os dois representam a chapa da coligação Por Amor a Valadares (Avante, PCdoB, PL, PT e Rede).

Representando a coligação Bloco de Esquerda Socialista (PCB e PSOL), o venezuelano Xabier Galarza entra na disputa ao Executivo ao lado de Maria Guimarães (PSOL), pré-candidata a vice. Em seu currículo, o pedagogo, teólogo e especialista em políticas públicas foi candidato a deputado estadual em 2018, sendo o mais votado na cidade. 

Delegado aposentado da Polícia Federal e mestre em direito público internacional, Rui Silva é o pré-candidato do PSD ao Executivo de Governador Valadares. Suplente de deputado federal em 2018, Rui terá Joaquim Gonçalves, do PTB, como companheiro na disputa pelo eleitorado valadarense. 

A disputa de Urbano Santos à chefia do Executivo marca a estreia dele em disputas políticas. O empresário e pré-candidato do Patriota conta com Neilton Soares (Patriota) como vice, formando uma chapa pura no pleito dese ano.

Única pré-candidata mulher definida nas convenções partidárias, Rosemary Mafra (PSB) concorrerá pela primeira vez à chefia do Executivo. Para vice na coligação Liberta Valadares, Silmar José Miranda (Republicanos) compõe a chapa.

Pré-candidatos

Coronel Élio Lacerda (PSL) e Stella Braga (PSL)*

Fábio Persi (PMN) e Marcílio Teixeira (PMN)*

Mozart Nunes Coelho Neto (Solidariedade) e Adrielle Andrade Lemos (Solidariedade)*

Coronel Miranda (PRTB) e Mauro Bonfim (PRTB)*
- Coligação Aliança por Valadares (PP e PRTB)

André Merlo (PSDB) e David Barroso (Democratas)
- Coligação Juntos para Fazer Mais por Valadares (DEM, MDB, PDT, Podemos, PSDB, PTC e PV)

Dr. Luciano (PSC) e Robinho Miffareg (MDB)
- Coligação sem nome definido (Cidadania, MDB, PROS e PSC)

Leonardo Monteiro (PT) e Clédio Matos de Carvalho (PT)
- Coligação Por Amor a Valadares (Avante, PCdoB, PL, PT e Rede)

Rosemary Mafra (PSB) e Silmar José Miranda (Republicanos)
- Coligação Liberta Valadares (Republicanos e PSB)

Rui Silva (PSD) e Joaquim Gonçalves (PTB)
- Coligação Valadares Levada a Sério (DC, PSD e PTB)

Urbano Santos (Patriota) e Neilton Soares (Patriota)

 Xabier Galarza (PSOL) e Maria Guimarães (PSOL)
- Coligação Bloco de Esquerda Socialista (PCB e PSOL)

* Candidaturas registradas até o fechamento desta edição. O prazo termina em 26 de setembro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!