Eleições em BH

Rodrigo Paiva propõe seguro para moradores de áreas com risco de inundação

Candidato do Novo quer firmar parcerias com seguradoras e buscar recursos federais para obras de infraestrutura

Por Elisângela Orlando
Publicado em 02 de novembro de 2020 | 19:23
 
 
 
normal

O candidato Rodrigo Paiva, que disputa a Prefeitura de Belo Horizonte pelo Novo, disse nesta segunda-feira (2) que, se for eleito, vai firmar parcerias público-privadas com seguradoras para que pessoas que moram em áreas com risco de inundação possam ter seus bens e imóveis segurados. “Como contrapartida para essas empresas, a prefeitura fará as obras necessárias nesses locais”, afirmou.

Na manhã desta segunda, Paiva esteve no Vila Suzana, na região da Pampulha. Historicamente, no período chuvoso, algumas áreas do bairro costumam inundar. “Para resolver o problema aqui, é preciso fazer obras de aumento das galerias ou de contenção das águas. A prefeitura, obviamente, tem que fazer as obras, não tem jeito, mas obras não nascem da noite para o dia. O seguro é uma solução provisória até que elas estejam prontas”, ressaltou.

“Vamos construir reservatórios subterrâneos em pontos específicos e bacias de drenagem para evitar inundações em áreas de risco na cidade porque, entra ano, sai ano, muitas famílias, como as que vi na Vila Suzana, perdem tudo na época da chuva”, garantiu.

Para viabilizar as obras, o candidato do Novo disse que vai buscar os recursos federais, em parceria com o Governo do Estado. “. Pelo pacto federativo, 70% dos nossos impostos vão para o Governo Federal. O partido Novo é a favor dessa repactuação, dando mais recursos para as prefeituras, que estão mais próximas do cidadão”, destacou.

Segundo Rodrigo Paiva, as redes de drenagem superficial são deficientes por conta da falta ou inadequação de manutenção. Ele pontuou que a modificação do regime de chuvas intensas na região metropolitana tem gerado subdimensionamento de dispositivos de drenagem existentes, gerando inundações. “Com o uso de tecnologia, faremos a gestão preventiva das chuvas com monitoramento de barragens de contenção e medição em tempo real”, garantiu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!