Datatempo/CP2

Vittorio Medioli amplia frente em Betim e já alcança 64,9% dos votos

Prefeito cresceu pelo terceiro estudo seguido feito pelo DataTempo/CP2 no município

Por Vittorio Medioli

Publicado em 13 de novembro de 2020 | 06:00

 
 
Prefeito de Betim, Vittorio Medioli Prefeito de Betim, Vittorio Medioli Foto: Fred Magno / O Tempo
Vittorio Medioli
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Vittorio Medioli Vittorio Medioli
aspas
normal

O prefeito e candidato à reeleição Vittorio Medioli (PSD) ampliou sua vantagem sobre os adversários e deve vencer as eleições ainda no primeiro turno em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. É o que mostra a terceira e última rodada da pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora e realizada no município entre os dias 7 e 11 de novembro com 1.400 eleitores.

O prefeito registrou crescimento fora da margem de erro de 2,62 pontos percentuais para mais ou para menos pela terceira vez seguida e alcançou, agora, 64,9% das intenções de voto totais. Se excluídas as projeções de votos brancos e nulos e de eleitores que não souberam ou não responderam, para que se faça uma estimativa dos votos válidos, Vittorio Medioli alcança 76,8% das intenções. Para vencer as eleições no primeiro turno, são necessários 50% mais um voto.

 

Estimulada

Na evolução do levantamento estimulado, Vittorio Medioli aparecia com 57,5% no dia 21 de outubro. No dia 6/11, passou para 60,6% e, agora, alcançou 64,9%. Enquanto ele cresceu, a segunda colocada, Maria do Carmo (PT), perdeu fôlego. No primeiro levantamento, ela tinha 14,7% das intenções de voto. Depois, oscilou para 13,5% e, agora, caiu para 11,1%.

Na sequência da pesquisa aparece Dr. Vinícius Braga (Rede), que registrou apenas oscilações dentro da margem de erro do levantamento. Ele tinha 3,7%, passou para 3,6% e agora tem 4,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

Junio Araújo (Solidariedade) também pouco se moveu. Ele registrou 1,6% das intenções de voto nos dois primeiros levantamentos, e agora oscilou para 1,4% das intenções.

Dr. Xaropinho (MDB), apareceu com 1% em outubro, depois 0,9% na primeira semana de novembro e, agora, voltou a 1%. Comportamento semelhante teve o eleitorado de Gabriela Clemente (PSOL), que tinha 0,7%, passou a 0,8% e agora voltou a 0,7%.
Completando a lista, Fernando Mendonça (PRTB) registrou, respectivamente, 0,6%, 0,4% e 0,5%. Já Zulu somou 0,4%, depois 0,2% e agora de novo 0,4%.

Os eleitores que afirmam pretender votar em branco, nulo ou que não escolherão nenhum candidato são agora 8,4% (antes, eram 10,6%). Os que não souberam ou não responderam alcançam 7,1%.

Espontânea

A pesquisa DataTempo/CP2 também mediu a intenção de voto no cenário espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor. Esse cenário é importante para medir a cristalização dos votos. Nele, Vittorio Medioli registra 59,9%, enquanto Maria do Carmo soma 6,4%. Dr. Vinícius Braga, por sua vez, foi citado por 2% dos eleitores de Betim espontaneamente. Já Junio Araújo alcançou 1,1%. Dr. Xaropinho ganhou a preferência de 0,2% dos eleitores, enquanto Gabriela Clemente ficou com 0,1%, a mesma pontuação obtida por Zulu.

Os eleitores de Betim também citaram outros nomes fora da disputa (0,1%) e pessoas não identificadas (0,1%). Além disso, 8,4% afirmaram que não pretendem votar em ninguém, que votarão em branco ou nulo. Já os que não souberam ou não responderam somam 21,6% quando o levantamento é espontâneo.

 

Decisão de voto

A pesquisa DataTempo/CP2 mostra que, faltando dois dias para a eleição, apenas 9% dos eleitores admitem a possibilidade real de mudar de voto até a ida às urnas. De acordo com os números do instituto, para 65,1% a decisão é definitiva e não mudará de jeito nenhum. Já outros 9,7% dizem que a decisão é firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha. Os que afirmam que a escolha até aqui é apenas uma preferência inicial, mas que poderá mudar na reta final de campanha, são 9%. Além disso, outros 15,7% ainda não decidiram seu voto nessas eleições. Os que não souberam ou não responderam são 0,5%.

Comparecimento

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, 88,4% dos eleitores de Betim estão convictos de que irão às urnas. Já 8,3% dizem que talvez compareçam para votar. São apenas 3% os que afirmam que não vão comparecer de jeito nenhum. Os que não souberam ou não responderam são 0,4%.

Dados

A pesquisa DataTempo/CP2 contratada pela Sempre Editora foi realizada com 1.400 eleitores de Betim, entre os dias 7 e 11 de novembro. A margem de erro é de 2,62 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Registro no TRE: MG-09958/2020.

 

 

Acompanhe em O TEMPO a apuração ao vivo e o resultado das eleições 2020 nas cidades de MG e de outros estados do Brasil.