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Uma mina, um mineroduto, um porto e muitos problemas. Por 525 Km, o projeto Minas-Rio, da Anglo American, vai unir, por meio de um mineroduto, a extração de minério de ferro, em Minas Gerais, ao porto, no Rio de Janeiro. O mineroduto é o maior do mundo e o complexo só espera a concessão das licenças de operação para começar a funcionar, o que deve acontecer até o fim do ano. Enquanto os tubos do projeto vão sendo enterrados, um rastro de insatisfação vai se abrindo entre os atingidos, que se sentem abandonados pela empresa.
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A SIMPATIA DO ARY

Ary Jorge Teixeira, 50 / Borracheiro / Morador do distrito do Sapo, em Conceição do Mato Dentro

Quem ouve a voz mansa e vê o sorriso largo do "seu" Ary não imagina os transtornos que a família dele enfrenta há quase um ano, quando o terreno deles foi cercado pela obra do mineroduto. Mas quem presta atenção a suas palavras, percebe o drama que ele tem vivido: além da invasão da sua propriedade e da falta dágua, ainda há a insegurança de criar filhas adolescentes a poucos metros de um alojamento com centenas de operários. "Elas não saem de casa sozinhas nem pra ir ao ponto de ônibus", conta. Isoladas de quase tudo, as meninas se alegram com a nossa presença, conversam, mostram fotos do casamento da prima e ainda nos convidam a ir a uma cachoeira que "nem fica longe, uma hora e meia daqui". Mesmo com o calor escaldante, eu e Mariela declinamos do convite porque estávamos ainda na primeira cidade do trajeto e nossa jornada era longa.

Ana Paula Pedrosa

O AMOR SIMPLES DE ARISTIDES E MARIA

Aristides José dos Santos, 88 / Maria Elisa dos Santos, 78 / Agricultores / Moradores de João Antônio, distrito de São Domingos do Prata

Com uma simplicidade desconcertante, seu Aristides e dona Maria desfiaram um rosário de lembranças e de amor que mora nos detalhes. Antes de posar para a foto, dona Maria ajeitou a gola da camisa puída do esposo. Quando viu o retrato dos dois, elogiou: "ele ficou bonito". Aristides retribuiu: "ela passa no exame". São 60 anos de casados. O convite das bodas de ouro, celebradas em 2003, está emoldurado e exposto na parede. O dos 60 anos de casados está encadernado e Aristides nos mostrou com orgulho. Quase na despedida, ele contou que Maria canta no coral da igreja. "O senhor não canta?", perguntei. Ela apressou-se em responder: "Ele canta o hino nacional bonito que você precisa ver". Saímos, eu e Mariela, com lágrimas nos olhos.

Ana Paula Pedrosa

A GENEROSIDADE DA DONA RITA

Rita Teixeira Filha Moura, 51 / Dona de casa / Moradora do distrito do Sapo, em Conceição do Mato Dentro

Chegamos à casinha simples no meio da tarde e sem avisar. O acesso é à pé por um terreno acidentado, porque a estrada que levava até lá foi engolida pelo mineroduto. Dona Rita queria aproveitar o fogão a lenha já aceso para coar um cafezinho. Recusamos porque o dia muito quente não combinava com café. Sem mais o que nos oferecer, pegou os dois únicos biscoitos de polvilho que tinha em casa, repartiu em seis pedaços e distribuiu entre os três integrantes de nossa equipe, eu, Mariela (fotógrafa) e Reginaldo (motorista). Diante da comovente generosidade, não tivemos como recusar.

Ana Paula Pedrosa

A BOA VONTADE DO JOÃO

João Batista da Silva, 32 / Lavrador / Morador do distrito de Cabeceira do Turco, em Conceição do Mato Dentro

Além de nos contar sua história, João Batista se tornou parte da equipe por um dia e meio. Sem ele, talvez não conseguíssemos encontrar os caminhos tortuosos que levam às comunidades do Turco e de Água Quente e também teríamos que nos esforçar para ganhar a confiança dos arredios moradores desses povoados. Com ele, ficou mais fácil. Como se não bastasse, João ainda fez questão de descer do carro inúmeras vezes para abrir as porteiras que encontramos pelo caminho, evitou que o carro ficasse atolado nas estradinhas de terra mais apropriadas a um veículo off road do que a um Palio,  e ajudou a Mariela a carregar os pesados equipamentos de fotografia.

Ana Paula Pedrosa

AS CRENDICES DA ADRIANA

Adriana Silva Oliveira, 28 / Tribo Imbiruçú, em Carmésia

Na falta de um título oficial para a mulher do cacique, Mariela resolveu chamá-la de "primeira dama" e eu optei por "cacica". Pois Adriana, a cacica, está grávida do terceiro filho. "Menino ou menina?", quisemos saber. "Homem", respondeu rápido o cacique, expilcando que uma tia colocou a mão na barriga da mulher e sentiu que nasceria um menino. "Tia velha sabe das coisas", justificou ele. "Vai ser moça", returcou Adriana. Ela explicou que uma coruja cantou na cozinha de casa no início da gravidez, sinal de que o bebê seria menina. Ela faria um ultrassom na semana seguinte. Pegamos o número do telefone dela e, dois dias depois, a curiosidade nos venceu e liguei para ela. "Cacica, tudo bem? Estou ligando para saber quem acertou, a tia ou a coruja..." Ela riu. Disse que a coruja estava certa e que uma menina estava a caminho da tribo.  Agora só faltava alguém da aldeia sonhar com o nome da criança, como manda a tradição.

Ana Paula Pedrosa

O BOM HUMOR DO CACIQUE TXONÃG

Romildo Alves da Conceição, 35 / Cacique / Tribo Imbiruçú, em Carmésia

O chefe dos Pataxós abriu a aldeia e não economizou na prosa: contou que a tribo faz, todo ano, um intercâmbio cultural com os parentes de Porto Seguro (BA), nos convidou para voltar em outubro para participar da festa das águas  e ainda nos batizou com nomes indígenas: eu sou Adxuara (pronuncia-se Andiuara), que significa Rosa, e Mariela é Txahá (Tcharrá), que significa Flor. Reginaldo, que não desceu do carro nesse dia, não ganhou nome Pataxó e continua sendo Reginaldo mesmo.

Ana Paula Pedrosa

A MOBILIZAÇÃO DA DADÁ

Maria da Graça Drumond Andrade  / Professora / Moradora de São Domingos do Prata

Maria da Graça é conhecida em São Domingos do Prata como Dadá. E bem conhecida. É ela quem reúne e mobiliza os moradores da região em busca de soluções para os problemas causados pelo mineroduto. Na sua luta, ela já procurou o Ibama, foi recebida pelo promotor do Ministério Público e participou de audiências públicas em Belo Horizonte. Elétrica, nos recebeu junto com o marido, Beline, para um café da manhã delicioso, traçou um roteiro que facilitou muito a nossa vida naquele dia e foi de uma hospitalidade sem igual.

Ana Paula Pedrosa

O SENSO CRÍTICO DO PINDUCA

José Roberto de Almeida (Pinduca)52 / Agricultor / Morador de Água Preta, distrito de São João da Barra

São João da Barra (RJ), destino final da nossa jornada. É lá que está o Porto de Açu, que receberá o minério que vai sair de Conceição do Mato Dentro (MG) para ser exportado. É lá que encontramos Pinduca, um agricultor de 52 anos, morador do distrito de Água Preta, dono de terras secas, atingidas pelo processo de salinização gerado com a obra do porto. Dono de um olhar capaz de transmitir toda a revolta e de um senso crítico surpreendente, aceitou prontamente conversar com a reportagem, mostrou a indignação em cada pé de abacaxi seco. “Não sou contra o porto. Sou contra o ‘desarespeito’. Quando o governo decreta acabar com a água, decreta acabar com o país”, desabafou.

Queila Ariadne

A água sumiu

'Não adianta brigar com empresa grande'

Os moradores de Água Quente tiveram que incluir na rotina uma caminhada de 3 km até o córrego Teodoro para tomar banho e buscar água para as atividades cotidianas

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PUBLICADO EM 24/03/14 - 03h00

Desde que as obras do projeto Minas-Rio, complexo que está sendo construído pela Anglo American entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, começaram nas imediações da comunidade de Água Quente, na zona rural de Conceição do Mato Dentro, região Central de Minas, a água sumiu. As 46 famílias que vivem no local habitam casinhas muito simples e, desde que as nascentes começaram a secar, aprenderam que a vida podia ser ainda mais dura do que era antes. Acostumados a acordar com o sol e se dedicar ao trabalho na roça, os moradores tiveram que incluir na rotina uma caminhada de 3 km até o córrego Teodoro para tomar banho e buscar água para as atividades cotidianas.

O problema durou 12 dias seguidos e foi apenas amenizado com a instalação, pela Anglo, de uma caixa d’água para abastecer o povoado. “Ainda falta água, mas é só uns dois dias. Aí a gente liga pro pessoal da firma, e eles enchem de novo”, diz, resignado, José Lúcio Reis dos Santos. Morador do lugarejo desde que nasceu, há 45 anos, ele não tem esperança de que as coisas melhorem. “Não adianta brigar com empresa grande. Já ouvi muita promessa”, diz.

Problemas com água são comuns em todo o trajeto da obra e são graves, já que, segundo estudo da consultoria Diversus, encomendado pelo Ministério Público de Conceição do Mato Dentro e realizado em 2011, entre as comunidades afetadas pelo empreendimento em Conceição, Dom Joaquim e Alvorada de Minas, só 6,5% das casas usam rede pública de água. A maioria (93,5%) se abastece em nascentes, rios, brejos, poços e similares.

Também morador do local, Renato dos Santos Reis, 34, teme que a situação piore. “Será que eles vão continuar colocando água quando a obra acabar?”, pergunta. A resposta é não. O gerente geral de desenvolvimento social da Unidade de Minério de Ferro da Anglo American, Maurício Martins, explica que a empresa vai implantar um sistema de captação “profissional”, com base em especificações técnicas da Copasa, e que será gerido pela prefeitura. “Esses problemas vão acabar, e a qualidade da água deles vai melhorar”, garante.

A água encanada, no entanto, não vai resolver o problema de João Generoso Filho, 65, que conta os prejuízos da extinção do córrego Passa Sete no povoado. O leito em que antes corria o rio agora parece uma estrada de terra, onde o mato cresce à vontade e, em alguns trechos, alcança 1 metro de altura. Sem água, o moinho e o engenho deixaram de funcionar e os bebedouros dos animais secaram.

Ele diz que, desde o início da obra, as águas não eram mais as mesmas, até que secaram de vez. “A água vinha vermelha. A gente cozinhava e lavava roupa com água suja. Não dava nem para os animais beberem.” O que Generoso conta de memória, os pesquisadores da UFMG atestaram em um relatório feito em 2010. Segundo o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta), já naquela época a água do córrego Passa Sete era “muito suja, com aspecto muito barrento”.

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