Recuperar Senha
Fechar
Entrar

NATAÇÃO

Quem é rei nunca perde a majestade

Maior medalhista olímpico de todos os tempos, sendo 18 ouros, o nadador norte-americano Michael Phelps se classificou, na noite de quarta-feira, para a disputa dos 200 m borboleta nos Jogos Olímpicos do Rio e carimbou o passaporte para sua quinta Olimpíada na carreira.

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
THRS
PUBLICADO EM 01/07/16 - 03h00

OMAHA, EUA. O maior medalhista olímpico de todos os tempos está garantido em sua quinta Olimpíada na carreira. Na noite de quarta-feira, já no quarto dia da seletiva norte-americana de natação para os Jogos do Rio 2016, Michael Phelps carimbou o seu passaporte ao vencer a final da prova dos 200 metros borboleta em um ginásio lotado em Omaha, no Estado do Nebraska.

Dono de 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro, Michael Phelps venceu a disputa com o tempo de 1min54s84. É apenas o sexto melhor do mundo em 2016, atrás de rivais como o húngaro Laszlo Cseh (1min52s91) e o sul-africano Chad Le Clos (1min54s42), mas o que importa é a vaga nas Olimpíadas.

Ainda na piscina, o norte-americano comemorou mostrando o número 5 com uma das mãos. A outra vaga olímpica dos Estados Unidos nos 200 metros borboleta ficou com Tom Shields, que fez 1min55s81.

“Conseguir a vaga no time é a coisa mais importante esta noite (quarta). Estou há muito tempo no esporte e poder terminar da maneira que eu gostaria é o mais importante para mim. Entrar no time era o que eu queria fazer”, disse Phelps após a prova. Nos 200 m borboleta, o Brasil terá dois representantes: Kaio Márcio e Leonardo de Deus.

O nadador norte-americano, aniversariante de ontem, já anunciou que encerrará definitivamente a sua carreira ao fim dos Jogos do Rio. Ele havia se aposentado em 2012, depois das Olimpíadas de Londres, mas retomou a carreira em 2014, após um período complicado em que se envolveu em problemas com jogos e álcool.

Ainda nesta semana, ele tentará se classificar nos 100 metros borboleta e nos 200 metros medley, provas em que é o atual tricampeão olímpico.

OUTRAS PROVAS. Após conquistar uma vaga olímpica nos 400 m livre, a estrela norte-americana Katie Ledecky, 19, garantiu na quarta-feira um lugar em outra prova na Rio 2016: nos 200 metros livres. Ela marcou 1min54s88, contra 1min56s18 de Missy Franklin, que também virá aos Jogos Olímpicos. Ledecky ainda busca vaga nos 50 metros, 100 metros e 800 metros livres.

Rosângela Santos e Vitor Hugo vencem os 100 m

São Bernardo do Campo. Ana Cláudia Lemos volta de suspensão por doping no próximo domingo e, na segunda-feira, pode ser convocada para disputar os Jogos Olímpicos do Rio. Após a realização da final dos 100m no Troféu Brasil de Atletismo, ontem, em São Bernardo do Campo (SP), ela segue sendo uma das únicas três brasileiras com índice na prova.

A participação dela na Rio 2016, entretanto, ainda dependeria de o caso dela ser levado – e julgado – pela Corte Arbitral do Esporte.

Como apenas três brasileiras têm índice nos 100 m, todas poderiam disputar as Olimpíadas. Rosângela Santos, dona do melhor tempo de qualificação (11s04), venceu o Troféu Brasil ontem com 11s34. Ana Cláudia fez 11s15 no Pan de Toronto, no ano passado, enquanto Franciela Krasucki fez seu índice, de 11s31, em abril passado.

Na prova masculina, Vitor Hugo dos Santos venceu com o tempo de 10s21. O garoto, de apenas 20 anos, já havia alcançado o índice olímpico (10s16) mais cedo, na semifinal, quando correu os 100 metros em 10s11. Na final, Vitor Hugo foi seguido por José Carlos Moreira, o Codó (10s25), e por Rodrigo Pereira (10s26). Jorge Henrique Vides fez 10s33.

Futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu do francês Paris Saint-Germain um pedido de desconvocação do zagueiro Marquinhos, que foi chamado na quarta-feira para compor o elenco da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio.

A informação foi divulgada pelo jornal francês “L'Équipe”. Segundo a publicação, o PSG alega que Marquinhos teve as férias prolongadas porque disputou a Copa América Centenário. Assim, caso defenda a seleção também nas Olimpíadas, o zagueiro iria perder toda a pré-temporada com o clube francês.

Atletismo

Yelena Isinbayeva parece ter mudado de ideia e pode disputar as Olimpíadas do Rio ainda que seja proibida de representar a Rússia. Ontem, um porta-voz da Federação Russa de Atletismo revelou que a bicampeã olímpica do salto com vara solicitou à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para que seja incluída na lista de exceções à suspensão imposta à Rússia. No sábado, Vitaly Mutko, ministro do Esporte da Rússia, disse que “até 67 atletas” pediram à IAAF para serem incluídos na lista de exceções para estar na Rio 2016.

Empréstimo

O presidente interino Michel Temer assinou medida provisória, publicada ontem no “Diário Oficial da União”, que abre crédito extraordinário de R$ 2,9 bilhões ao Estado do Rio de Janeiro para ajudar o governo fluminense a arcar com as despesas de segurança dos Jogos Rio 2016. O socorro ocorre diante da crise financeira atravessada pelo Estado, que decretou estado de calamidade pública este mês devido aos problemas econômicos, e em meio a preocupações com a violência e possíveis protestos das forças de segurança locais por falta de pagamento.

Etiene é inocentada de doping

Rio de Janeiro. Flagrada em exame antidoping pelo uso de Fenoterol, substância presente em um medicamento para tratamento de asma, Etiene Medeiros está liberada para disputar os Jogos Olímpicos do Rio. Ontem, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) revelou que a nadadora do Sesi-SP já foi julgada e inocentada.

De acordo com a CBDA, o julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aconteceu na noite de quarta-feira. Por unanimidade de votos, ainda segundo a CBDA, o colegiado “decidiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando sua inocência”.

Já a assessoria de imprensa da atleta informou que “Etiene recebeu com serenidade e alegria a notícia de sua absolvição”. “Serenidade porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos. E alegria pela possibilidade de realizar seu sonho de representar o Brasil nos Jogos do Rio”, diz a nota da nadadora.

 

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

NATAÇÃO

Quem é rei nunca perde a majestade
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View