Recuperar Senha
Fechar
Entrar

saúde

Pedalar é conciliar transporte sustentável com exercício físico

Especialistas dão dicas para que os ciclistas de primeira viagem aproveitem melhor a bicicleta

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 24/01/15 - 03h00

Pedalar é conciliar uma alternativa de modalidade urbana com um exercício completo para a saúde. O esforço que andar de bicicleta proporciona estimula músculos de todo o corpo, em especial nas pernas. No entanto, os ciclistas de primeira viagem precisam observar alguns cuidados para que as consequências não sejam negativas. É o que explica o cardiologista Marconi Gomes da Silva, presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), que aconselha um bom check-up na hora de iniciar o exercício. Outros profissionais, como nutricionistas e preparadores físicos, também chamam atenção para a prevenção.

“Se a pessoa estiver muito acima do peso, muito sedentária e ainda tiver história familiar de doenças cardíacas, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação antes de se exercitar mais intensamente”, explicou Silva, ressaltando que os exames valem principalmente para quem tem histórico de doenças como diabetes e hipertensão.

“Outra dica importante é também procurar um médico quando houver sintomas como dores no peito, cansaço excessivo e falta de ar mesmo em terrenos planos e de menor exigência física. Não aumente a intensidade dos exercícios se não estiver seguro em percursos mais simples e que requeiram menor desgaste”, completou.


LESÕES

Uma das principais preocupações para quem está começando a andar de bicicleta envolve as medidas do equipamento. O tamanho deve ser adequado a altura do ciclista. “O tamanho do quadro e da magrela tem que se adequar ao tamanho da pessoa. Quando se pedala, nem a perna e nem o braço podem ficar hiperestendido. Além disso a coluna tem que ficar reta”, orientou André Schetino, coordenador do curso de Educação Física do Instituto Metodista Isabela Hendrix e ciclista apaixonado. Ele tem um site onde oferece uma série de dicas para os ciclistas. Clique aqui para conferir as dicas. Quem quiser facilitar a escolha da bicicleta ideal, o site gringo Ebicycles  ajuda a calcular o tamanho da magrela de acordo com o tamanho do ciclista. Veja aqui

Já o presidente do Smexe alerta para alguns sinais que o corpo pode dar. “Devemos prestar atenção às tendinite do joelho, lombalgia (dores nas costas), estiramentos e contraturas musculares. Esses problemas geralmente estão relacionados aos ajustes inadequados da pessoa ao tamanho do quadro da bicicleta, altura do selim ou esforços excessivos”, diz Marconi Gomes da Silva. Apesar de haver alguns mecanismos para determinar as medidas da bicicleta, baseados no tamanho da perna do ciclista, o mais recomendável é obter informações com os vendedores de lojas especializadas.

OUTROS CUIDADOS

A maior parte das lesões ainda está relacionada a quedas. Para os inexperientes é importante começar a pedalar no plano e em áreas com bastante espaço. Os morros, devem vir em um segundo momento.

A alimentação também é importante. “Deve-se ingerir carboidratos de fácil digestão 30 minutos antes, como pães brancos com geleia ou mel e um suco sem muitas fibras”, afirma a nutricionista Carmen Zita Pinto Coelho. “Também deve-se hidratar bastante durante o exercício e, posteriormente, só é recomendado usar bebidas isotônicas ou em gel depois de 90 ou 120 minutos do fim das atividades”, conclui.

FOTO: Editoria de arte / O Tempo
Bike semana 2
LEGENDA

MENTIRA

O diagnóstico de câncer no testículo do ciclista norte-americano Lance Armstrong reforçou uma teoria infundada que gera receios para homens. Muitos acreditam que o ciclismo possa gerar tumor na região ou outros problemas, como infertilidade e impotência, o que é refutado pelo presidente da Sociedade Brasileira de urologia, Carlos Corradi. 

Proteção - Corradi afirma que as proteções usadas visam resguardar os homens em caso de quedas e não pelo mito criado. “Ciclistas usam proteção, mas se deve ao risco de traumas, em caso de cair ou escorregar”, explica.

ROUPAS

Leves - Mesmo quem usa a bicicleta como transporte para o trabalho ou escola deve fazer uso de roupas leves, adequadas à atividades físicas, para evitar problemas de transpiração e até assaduras.

Mapa dos amantes de bicicleta

No último sábado (17), começamos a montar também o nosso "Mapa dos amantes de bicicleta". O primeiro ponto é o Atelier Bicicine e, durante as semanas, vamos acrescentando mais dicas e locais apresentados pela nossa reportagem. Gostaríamos também da sua contribuição. Indique-nos onde há bicicletários, oficinas de bicicleta e outros detalhes deste mundo.

Basta enviar um e-mail para portal@otempo.com.br, enviar mensagens por inbox no nosso perfil do Facebook ou mesmo mandar uma mensagem pelo nosso Whatsapp no número (31) 9827-4455.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

saúde

Pedalar é conciliar transporte sustentável com exercício físico
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View