Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Corrida espacial

Airbus vai desenvolver plataforma comercial na ISS

Equipamento será levado por veículo da SpaceX, que lançou primeiro carro ao espaço

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
SpaceX
Nessa terça-feira (6), a SpaceX conseguiu lançar um carro Tesla no espaço com um superfoguete
PUBLICADO EM 08/02/18 - 03h00

PARIS, FRANÇA. A Airbus desenvolverá uma plataforma comercial que será instalada fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e poderá acomodar experiências de usuários de todo o mundo, informou o grupo europeu ontem. A plataforma será lançada a bordo de um veículo de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX – que anteontem lançou, com sucesso o primeiro carro ao espaço.

“Vamos propor às organizações institucionais e privadas um meio rápido e econômico de transportar suas experiências para o espaço sob a forma de cargas úteis externas”, declarou Oliver Juckenhöfel, diretor de Sistemas Orbitais e Exploração da Airbus.

Batizada de Bartolomeo, essa plataforma deverá ser instalada em meados de 2019 na parte da frente do módulo europeu Colombus da ISS, a 400 km acima da Terra. Por ocasião dos dez anos do Laboratório Espacial Europeu, a Agência Espacial Europeia (ESA) e Airbus Defence and Space assinaram um acordo de parceria público-privado em Noorwijk (Holanda) sobre essa nova plataforma para cargas comerciais.

O acordo prevê que a Airbus investirá aproximadamente 40 milhões para desenvolver e construir essa plataforma. A ESA instalará o Bartolomeo na ISS. A plataforma será operada pela Airbus, que oferecerá um serviço que estará “disponível para usuários em todo o mundo”. Bartolomeo pretende atrair novos usuários para a Estação, incluindo start-ups espaciais e empresários.

O que achou deste artigo?
Fechar

Corrida espacial

Airbus vai desenvolver plataforma comercial na ISS
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter