Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ossada

Brasileiro reconstrói rosto de são Valentim

Designer de Mato Grosso fez reconstituição usando computação gráfica

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 14/02/18 - 03h00

Monselice, Itália. O padroeiro dos apaixonados, são Valentim, finalmente ganha um rosto. O designer brasileiro Cícero Moraes conseguiu o feito reconstituindo, por meio de computação gráfica, os restos mortais atribuídos ao santo e abrigados em uma tumba na igreja de São Jorge, na cidade de Monselice, na província italiana de Pádua. O rosto do santo foi apresentado no sábado em cerimônia na Sala Buonamorte do Museu Sanpaolo, em Monselice.

A reconstituição facial de são Valentim de Monselice começou em 2017, por uma equipe multidisciplinar, formada por acadêmicos da Universidade de Pádua. Participaram do estudo Francesco Veronese, Alberto Zanatta, Nicola Carrara e Luca Bezzi – este foi um dos que se encarregaram de fotografar detalhadamente o crânio atribuído ao santo. A operação foi supervisionada pela Igreja Católica.

Uma vez concluídas, as imagens em altíssima resolução foram repassadas ao designer brasileiro, especialista em reconstrução facial em 3D. De posse de tais imagens digitalizadas, o brasileiro levou uma semana para recuperar a face do santo. Natural de Chapecó (SC), formado em marketing e morador de Sinop (MT), Moraes, 35, está se tornando um verdadeiro caçador de santos. Com o são Valentim, ele soma 11 reconstituições de figuras religiosas do catolicismo – nove santos e dois beatos.

Flash

Padroeiro. 14 de fevereiro é o dia de são Valentim e, por isso, é o Dia dos Namorados em muitos países.

O que achou deste artigo?
Fechar

Ossada

Brasileiro reconstrói rosto de são Valentim
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter