MUNDO MELHOR

Campanha mostra como um julgamento revela um preconceito

O slogan diz “Leva um segundo para construirmos um preconceito. Vamos tirar um segundo para quebrá-lo. Sem preconceitos, faremos um mundo mais feliz e vídeos são surpreendentes


Publicado em 26 de maio de 2015 | 14:13
 
 
 
normal

Sempre vale a pena esperar um um pouquinho mais para tirar uma conclusão sobre qualquer pessoa. Uma campanha prova que quase sempre o julgamento que voce faz de uma pessoa é equivocado.

O slogan diz “Leva um segundo para construirmos um preconceito. Vamos tirar um segundo para quebrá-lo. Sem preconceitos, faremos um mundo mais feliz”, da Coca-Cola acompanha uma série de vídeos que nos fazem pensar sobre os estereótipos que construímos. A série compõe a campanha Let’s Take An Extra Second.

Os filmes são surpreendentes e revelam o preconceito que existe em cada um. Em um deles, uma senhora de 81 anos é  definida como solitária, dependente, frágil fraca. Na verdade, ela está seguindo para corajosamente saltar de paraquedas.

Em outro vídeo, foi feita uma experiência com pessoas em salas fechadas, onde eram mostradas fotos de desconhecidos e onde cada um deveria falar qual era a profissão da pessoa da tela e o que ela aparentava ser. Quase sempre os participantes erravam- um tutor de crianças foi julgado como integrante de uma banda de rock e agressivo.

Um homem negro, graduado em Tecnologia da Informação, foi classificado como artista, dançarino, gangster e ladrão de carros. Uma senhora foi descrita como uma pessoa frágil e não ativa, quando na verdade, trabalha como DJ e frequenta festivais eletrônicos.

Um terceiro, a campanha mostra adolescentes que sofrem bullying na escola. Uns são chamados de afeminados, nerds, perdedores, fracos, loucos e desajeitados. Em seguida, aparecem fazendo boas ações, sendo parceiros, ajudando ao próximo, dançando e jogando futebol, como qualquer outra pessoa

No último vídeo, uma modelo loira (Kyleigh Kuhn), muitas vezes, rotulada como fashionista, superficial e sem conteúdo, mostra que é criadora de uma fundação, a Roots of Peace, para ajudar a transformar minas terrestres em locais para plantio de alimentos.


 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!