O Focus tem motivos de sobra para ser um dos mais queridos da Ford. O modelo foi o segundo carro mais vendido do mundo no ano passado – perdeu apenas para o Toyota Corolla –, e consequentemente, é o best-seller da gigante norte-americana. Após concretizar sua estratégia de globalizar todos seus veículos ao adotar a “Family-face”, – produzir os mesmos carros em todos os locais onde possui fábricas –, a Ford resolveu apresentar uma das versões mais bravas do modelo durante o festival de velocidade de Goodwood, no Reino Unido, em junho de 2014. Trata-se da versão ST – Sports Tecnology.
Para fazer bonito no quesito desempenho, o Ford Focus ST ostenta sob o capô um propulsor a gasolina sobrealimentado de 2.0 litros e 252 cv de potência com 37,3 kgfm de torque – a marca disponibiliza ainda um “kit de upgrade MP275”, que eleva a potência a 279 cv e o torque a 40,9 kgfm. Sem o kit, o modelo é capaz de percorrer o zero a 100 km/h em 6,5 segundos. Na linha 2015, o Focus ST também ganhou uma inédita versão com motor diesel. O bloco TDCi de 2.0 litros também com turbo é capaz de extrair 185 cv de potência e 40,7 kgfm de torque – números suficientes para atingir os 100 km/h partindo da inércia em 8,1 segundos. Em ambas motorizações, o câmbio é manual de seis velocidades com tração dianteira. As suspensões foram reajustadas, assim como a direção, para melhorar a condução esportiva.
No interior, segue o mesmo esquema das versões tradicionais. Ao centro, está presente uma tela multimídia de 8 polegadas que exibe funções do sistema de entretenimento e conectividade e logo acima informações relacionadas ao turbo compressor e temperatura do óleo. O volante multifuncional revestido em couro foi redesenhado. As pedaleiras são cromadas, assim como as maçanetas, saídas de ar e moldura de alguns botões.
O Ford Focus ST possui boa dose de tecnologia. Há diversos itens de assistência ao condutor: ar-condicionado de duas zonas, bancos aquecíveis, direção e trio elétrico, alerta para troca de faixas, câmara de ré, sistema auxiliar para estacionar o carro e chave inteligente. Na parte de segurança, o modelo conta com sete airbgs, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e portas com laterais compostas de aços resistentes, para reduzir o impacto em caso de colisão lateral.
Impressões. O Focus ST comporta-se impecavelmente em estradas de maior velocidade e também em trechos sinuosos, oferecendo excelentes níveis de confiança e aderência. Embora também seja importante ressaltar que em pavimentação áspera e estradas esburacadas, as imperfeições das vias são como um “tiro seco” nas costas.
O visual externo elegante e atraente não auxilia muito na parte do conforto para passageiros traseiros. Ali, um adulto de estatura mediana sofre um pouco. Os bancos esportivos Recaro oferecem excelente apoio lateral, mas na parte lombar deixam um pouco a desejar. Outros fatos negativos ficam por conta do isolamento acústico e do alto consumo de combustível.
No fim das contas, o Ford Focus ST é uma ótima opção do segmento, apesar de muitos não concordarem com a ausência de uma transmissão automatizada de dupla embreagem para o veículo. O hatch se mostra rápido, explosivo e também uma excelente proposta financeira.
Preço
Sem data. Nos Estados Unidos, o “hot hatch” não sai por menos de US$ 24.370 – algo em torno de R$ 85 mil. No Brasil, o modelo não tem previsão de desembarque.