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Comer 10 porções de frutas, legumes e verduras por dia faz viver mais

Alimentos reduzem o risco de câncer e doenças cardíacas

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frutas
Pesquisa mostrou que pequenas quantidades desses alimentos já garantem enormes benefícios
PUBLICADO EM 23/02/17 - 20h42

Cientistas da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, divulgaram uma pesquisa nesta quinta-feira (22) que revela que o consumo diário de 10 porções por dia de frutas, legumes e verduras pode nos fazer viver mais. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Journal of Epidemiology. Esses alimentos reduzem o risco de câncer e doenças cardíacas e até 7,8 milhões de mortes prematuras seriam evitadas se as pessoas adequassem a alimentação dessa maneira.

Além disso, a pesquisa mostrou que pequenas quantidades desses alimentos já garantem enormes benefícios para a saúde. Uma das dez porções apontadas pelo estudo equivale a 80 gramas de frutas, legumes ou verduras. Eles utilizaram como exemplo uma banana pequena, uma pera ou três colheres de chá de espinafre ou ervilhas.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados de 95 estudos diferentes. Cerca de 2 milhões de pessoas no Reino Unido tiveram seus hábitos alimentares analisados.

Quem come verduras verdes como espinafre; amarelas como pimentões e crucíferas  como couve-flor e repolho tem incidência menor de câncer. Aqueles que se alimentam de maçãs, peras, frutas cítricas, saladas, folhas verdes ou verduras crucíferas tem menor chance de desenvolver derrames ou doenças cardíacas.

Comer mais do que 10 porções, entretanto, pode não garantir melhores resultados. Os pesquisados disseram que ainda não há dados suficientes para atestar essa hipótese. 

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