BRASÍLIA. Apesar de o brasileiro passar, em média, cinco horas por dia em frente do computador ou de aparelhos digitais, a internet é o meio menos confiável de busca de informação. Os jornais impressos e a televisão – que ocupa, em média, quatro horas e 30 minutos do dia do brasileiro – são os meios que têm mais credibilidade entre a população.
Essas são algumas das conclusões da segunda edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O estudo, realizado pelo Ibope, tem por objetivo identificar os hábitos de consumo de informação e entretenimento da população brasileira.
A edição 2015 da pesquisa foi feita entre os dias 5 e 22 de novembro deste ano, por meio de um questionário de 85 perguntas aplicado em entrevistas em domicílio, com 18,3 mil pessoas maiores de 16 anos em 848 municípios. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, o percentual de pessoas que acessam a internet todos os dias teve aumento de 11 pontos percentuais em um ano, chegando a 37% da população, ante os 26% registrados na pesquisa realizada em 2013 e publicada em março de 2014.
Apesar do avanço, a internet ainda não está disponível para toda a população: 51% dos entrevistados disseram não ter acesso à rede.
Dos que podem acessar a internet, a média de permanência conectado é de cinco horas por dia durante a semana (segunda a sexta). Nos fins de semana, as pessoas passam cerca de meia hora por dia a menos online.
Na primeira pesquisa, a média diária de tempo conectado era consideravelmente menor, de três horas e 39 minutos durante a semana e três horas e 43 minutos aos sábados e domingos.
Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas que acessam a internet (67%) busca informações de modo geral. Já para 38%, a rede é uma forma de passar o tempo livre.
Rádio e TV. Apesar de a televisão e o rádio serem os meios de comunicação mais utilizados no país, o tempo gasto com internet já supera, desde a primeira edição da pesquisa, o tempo despendido com os outros dois.
A pesquisa indica que 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% assistem diariamente. Em média, os brasileiros veem televisão quatro horas e 31 minutos por dia de televisão durante a semana e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana. O tempo também aumentou em relação à edição passada.
Rádio
Alta. De acordo com os dados da pesquisa, aumentou a quantidade de entrevistados que dizem ouvir rádio todos os dias, de 21% em 2014 para 30% em 2015.